Blog APAS Show: Brasileiros ainda resistem às compras online no supermercado


Os supermercados não se cansam de buscar as melhores experiências online para seus consumidores e uma das novidades é referente à fidelização dos clientes pela internet. O foco principal da ferramenta criada pela Capgemini é o aumento da eficiência da gestão de encomendas das lojas.

O “Unified Commerce Solution for Grocery” integra as lojas online para facilitar a personalização das ofertas e agilizar cada vez mais as entregas a partir de pedidos online. Com a plataforma, os lojistas podem integrar dados dos pontos de venda, do inventário, além de implementar ações para fidelização e promoções.

A solução foi desenvolvida com base em estudos feitos pela companhia. Entre os dados levantados, foi encontrada a seguinte informação: 38% dos consumidores dos Estados Unidos compram produtos alimentares e bebidas em supermercado online com frequência semanal. A análise aponta ainda para uma expectativa de crescimento para 52% em 2021.

Cenário no Brasil

No Brasil, as redes ainda têm um longo caminho a percorrer para se equiparar ao crescimento de outros países. Um estudo do Euromonitor International encomendado pela Tetra Pak mostra que em 2018, somente 0,2% dos consumidores brasileiros usaram os serviços de supermercado online. Há uma previsão de crescimento até 2030 no país, porém com baixa expectativa: só deve chegar a 0,8%.

Em contrapartida, no resto do mundo este modelo de compra online já movimenta US$ 44,5 bilhões e, segundo a pesquisa, deve ter alta de 17,4% até 2022. O Brasil contribuiu com um total de US$ 75 milhões para esse montante e apresenta perspectiva de um aumento de 6,5% até 2022.

Neste estudo, o Brasil aparece como um mercado onde seus consumidores ainda se mostram resistentes ao modelo online, já que a compra de alimentos e bebidas ainda está bastante concentrada nos canais tradicionais com 37,3% e 51,8% de participação nestas categorias, respectivamente.

Para ajudar com soluções sobre tema, a APAS Show 2019 terá em seu Congresso um auditório dedicado a discutir como desenvolver o mercado online no Brasil. Inscreva-se e saiba como desenvolver seu negócio. Para mais informações acesse APAS Show.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu