Dia Mundial da Água para o setor supermercadista


Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água (DMA). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com objetivo de alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água, a APAS reuniu informações importantes para você, supermercadista, saber como fazer sua parte e ainda economizar.

Para o setor, a água é um recurso indispensável, seja nas áreas de preparo e higienização, seja no uso sanitário de clientes e colaboradores. E de fato, ainda há muita oportunidade de melhoria no uso consciente da água. Para isso, basta entendermos um pouco mais sobre onde a água está sendo usada.

 Dicas

De modo geral, 75% do consumo de água está relacionado às áreas de preparo, enquanto os outros 25% relacionados aos banheiros. Assim, foque nas torneiras! Uma torneira usada mais para enxague de louça e utensílios, pode ter a vazão reduzida para 6 a 8 litros por minuto. Este ajuste pode ser feito por meio de redutores de vazão e arejadores. Mas atenção: torneiras usadas para “encher baldes e panelas”, precisam de uma vazão maior, pois a redução aqui impacta no tempo de operação e não altera o consumo. Já as torneiras de banheiros podem ter a vazão ainda mais reduzida, chegando a menos de 3L/min.

Outra boa prática é o registro diário do volume de água marcado no hidrômetro. Com este registro é possível identificar imediatamente qualquer vazamento ou falha de operação que resulta em desperdício de água. Todo desperdício vem das perdas (vazamento, negligencia) ou do uso desnecessário (desregulagem, procedimento inadequado e hábitos que precisam ser mudados).

Equipamentos com melhor desempenho na área de limpeza, resfriamento e para banheiros, são lançados constantemente.

Se você está pensando em reformar ou construir e quer aproveitar a oportunidade para reduzir o consumo de água em sua operação, a área de sustentabilidade da APAS pode te apoiar na busca dos modelos mais assertivos para seu modelo de loja. Entre em contato com a gente pelo e-mail sustentabilidade@apas.com.br

A contribuição do setor para as metas globais

 O setor supermercadista tem muito a contribuir com as metas globais de sustentabilidade da ONU. O ODS 6 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que trata de Água Potável e Saneamento, objetiva assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos até 2030. Em seu desdobramento de metas, as ações diretas de atuação dos supermercados aparecem em:

  • Aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores;
  • Apoiar e fortalecer a sensibilização por meio da educação ambiental de sua comunidade local, para o uso consciente da água e ampliação do saneamento;

E é possível ainda correlacionar o saneamento com vários outros ODS, como erradicação da pobreza e metas de saúde.

Por meio das dicas já citadas anteriormente, temos um grande potencial de redução de consumo de água. Para se ter uma ideia, a média consumo de água anual por metro quadrado de área de venda em supermercados em São Paulo, calculado em 2014 para o Guia Prático para Supermercados mais Sustentáveis da APAS, foi de 2.83 m3/m2. O mesmo índice nos Estados Unidos era entre 2.14 e 2.63m3/m2, o que representa cerca de 15% a menos de água.

Neste mesmo período, considerando a área de venda dos supermercados participantes do Ranking ABRAS no estado de São Paulo, a redução de 15% de consumo representaria 2,3 milhões de metros cúbicos por ano por ano, volume capaz de abastecer 34 mil pessoas ao ano.

Aproveite o Dia da Água para refletir e coloque em prática nossas dicas de economia. E conte com a área de sustentabilidade da APAS nestes projetos!


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu