Indicadores Econômicos

Indicadores de Vendas

O índice de Vendas dos Supermercados de São Paulo está disponível para os supermercados associados. Para aderir e ter acesso aos dados de vendas, despesas e produtividade comparados com a concorrência, entre em contato com o economista da APAS, Thiago Berka, pelo email thiago.berka@apas.com.br

Indicadores de Preços

2019

Indicadores de Preços

Os Indicadores de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em 6 categorias: i) Semielaborados (Carnes Bovinas, Carnes Suínas, Aves, Pescados, Leite, Cereais); ii) Industrializados (Derivados do Leite, Derivados da Carne, Panificados, Café, Achocolatado em Pó e Chás, Adoçantes, Doces, Biscoitos e Salgadinhos, Óleos, Massas, Farinha e Féculas, Condimentos e Sopa, Enlatados e Conservas, Alimentos prontos,); iii) Produto In Natura (Frutas, Legumes, Tubérculos, Ovos, Verduras); iv) Bebidas (Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas); v) Artigos de Limpeza; vi) Artigos de Higiene e Beleza.

Assim, o IPS se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga, possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados. Ao mercado e aos consumidores é útil para a análise da variação de preços ao longo do tempo possibilitando o acompanhamento da evolução dos custos ao consumidor do setor supermercadista.

Tendências do Consumidor

Tendências do Consumidor

A pesquisa Tendências do Consumidor é um estudo elaborado em conjunto pela APAS e pelos institutos de pesquisas Nielsen e KantarWorldPanel, e este estudo tem como objetivo apresentar informações acerca do setor supermercadista afim de acompanhar o desenvolvimento do setor, o comportamento do consumidor, o desempenho das vendas, as tendências de consumo, e assim, orientar a atuação, desenvolvimento e posicionamento dos associados na elaboração de estratégias.

Pesquisas de custos e despesas

Pesquisas de custos e despesas

A Pesquisa de Custos e Pesquisas tem como objetivo fornecer ao associado uma Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, em que os empresários do setor tenham acesso a um “PLANO DE CONTAS PADRÃO” elaborado com exclusividade para o setor supermercadista. E assim, possam avaliar a capacidade operacional de suas empresas e comparar seu desempenho com as demais empresas do setor.

 

A partir da Pesquisa de Custos e Despesas será possível aos empresários analisarem o percentual médio dos principais custos e despesas do setor supermercadista como, por exemplo, o percentual médio dos gastos com energia elétrica e comparar seu percentual com a média de gasto com energia elétrica nos supermercados do estado de São Paulo, e de sua região. Aliado a isto, é possível calcular o EBITDA, que significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, sendo uma sigla em inglês para o LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). O principal objetivo do EBITDA é apresentar, de forma bastante clara, a capacidade que uma empresa tem de gerar “caixa” exclusivamente com sua atividade operacional.

Mais informações:
Central APAS de Relacionamento
Tel.: (11) 3647-5000
e-mail: relacionamento@apas.com.br


menu
menu