Indicadores Econômicos

Indicadores de Vendas

O índice de Vendas dos Supermercados (IVS) de São Paulo está disponível para os supermercados associados por meio do nosso Painel Online Gratuito.

Você sabe mesmo se os resultados da sua loja acompanham mercado mensalmente? Quer comparar suas vendas nominais, reais e indicadores de produtividade como faturamento por m², checkout, colaborador, ticket médio e por loja? Ou ainda as despesas sobre faturamento de água, energia, pessoal,  locação e turnover? Sabe quanto está pagando de imposto das três esferas?

Temos as aberturas por Campinas, Grande São Paulo e, com o apoio dos associados, em breve teremos os dados do interior desmembrado.

Para aderir e ter acesso, entre em contato com o economista da APAS, Thiago Berka, pelo email thiago.berka@apas.com.br

Tela do Painel:

Indicadores de Preços

2019

Indicadores de Preços

Os Indicadores de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em 6 categorias: i) Semielaborados (Carnes Bovinas, Carnes Suínas, Aves, Pescados, Leite, Cereais); ii) Industrializados (Derivados do Leite, Derivados da Carne, Panificados, Café, Achocolatado em Pó e Chás, Adoçantes, Doces, Biscoitos e Salgadinhos, Óleos, Massas, Farinha e Féculas, Condimentos e Sopa, Enlatados e Conservas, Alimentos prontos,); iii) Produto In Natura (Frutas, Legumes, Tubérculos, Ovos, Verduras); iv) Bebidas (Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas); v) Artigos de Limpeza; vi) Artigos de Higiene e Beleza.

Assim, o IPS se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga, possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados. Ao mercado e aos consumidores é útil para a análise da variação de preços ao longo do tempo possibilitando o acompanhamento da evolução dos custos ao consumidor do setor supermercadista.

Tendências do Consumidor

Tendências do Consumidor

A pesquisa Tendências do Consumidor é um estudo elaborado em conjunto pela APAS e pelos institutos de pesquisas Nielsen e KantarWorldPanel, e este estudo tem como objetivo apresentar informações acerca do setor supermercadista afim de acompanhar o desenvolvimento do setor, o comportamento do consumidor, o desempenho das vendas, as tendências de consumo, e assim, orientar a atuação, desenvolvimento e posicionamento dos associados na elaboração de estratégias.

Pesquisas de custos e despesas

Pesquisas de custos e despesas

A Pesquisa de Custos e Pesquisas tem como objetivo fornecer ao associado uma Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, em que os empresários do setor tenham acesso a um “PLANO DE CONTAS PADRÃO” elaborado com exclusividade para o setor supermercadista. E assim, possam avaliar a capacidade operacional de suas empresas e comparar seu desempenho com as demais empresas do setor.

 

A partir da Pesquisa de Custos e Despesas será possível aos empresários analisarem o percentual médio dos principais custos e despesas do setor supermercadista como, por exemplo, o percentual médio dos gastos com energia elétrica e comparar seu percentual com a média de gasto com energia elétrica nos supermercados do estado de São Paulo, e de sua região. Aliado a isto, é possível calcular o EBITDA, que significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, sendo uma sigla em inglês para o LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização). O principal objetivo do EBITDA é apresentar, de forma bastante clara, a capacidade que uma empresa tem de gerar “caixa” exclusivamente com sua atividade operacional.

Mais informações:
Central APAS de Relacionamento
Tel.: (11) 3647-5000
e-mail: relacionamento@apas.com.br


menu
menu