ABRAS discute a segurança dos alimentos com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - APAS - Associação Paulista de Supermercados

ABRAS discute a segurança dos alimentos com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

ABRAS participa de debate sobre alimentos na sede da Rádio Jovem Pan

O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Marcio Milan, se reuniu com o coordenador de Produção Integrada Agropecuária da Secretaria de Mobilidade e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Helinton Rocha, na sede da ABRAS, em São Paulo, para definir ações do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as partes em 2012. O objetivo é fomentar a produção de alimentos seguros no País, com base nas Normas Técnicas Específicas (NTE) da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil).

A reunião também contou com o executivo de Negócios da GS1 Brasil, Nilson Gasgoni, e com a pesquisadora de Gestão de Qualidade e Segurança do Alimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fagoni Fyer Calegario, além do gerente de Marketing e Eventos ABRAS, Jeferson Moreira, e de Fabiana Alves, da área de sustentabilidade da entidade nacional de supermercados.

Na oportunidade foram discutidas ações de divulgação do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) aos clientes de supermercados do País, e a promoção da origem e qualidade dos alimentos com as ferramentas de gestão de riscos e do selo “Brasil Certificado”, que certifica a qualidade e sustentabilidade dos produtos, e também ações para a capacitação de profissionais da cadeia produtiva.

“A cooperação entre o governo e o setor supermercadista é fundamental no processo de expansão do RAMA, que foi criado em 2012 com o objetivo de monitorar os defensivos agrícolas utilizados na produção de frutas, legumes e verduras. Esta parceria da ABRAS e do MAPA tem o objetivo de garantir a segurança do alimento e a saúde da população”, destaca Marcio Milan.

Programa RAMA

O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) foi lançado pela ABRAS em 2011 para rastrear e monitorar frutas, legumes e verduras (FLV). De adesão voluntária, fomenta as boas práticas agrícolas, acompanhando as tendências mundiais do setor varejista na atenção à segurança dos alimentos oferecidos aos seus consumidores. O Programa RAMA está presente em todas as regiões brasileiras, e já atinge 44 varejos, o que representa 20,5% do FLV comercializado no Brasil. Em 2016 o RAMA registrou um total de 1,244 milhão de toneladas de FLV rastreadas no País.

PI Brasil

A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária. Na Europa, mais de 90% das frutas, legumes e verduras são produzidos no sistema integrado.

Fonte: Acaps – Associação Brasileira de Supermercados

 


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu