Adequada à legislação, APAS realiza treinamento com colaboradores sobre LGPD – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Adequada à legislação, APAS realiza treinamento com colaboradores sobre LGPD


Em vigor desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um marco legal em termos de regulamentação para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados dos usuários por empresas públicas e privadas. Garantindo a privacidade e a segurança dos dados coletados, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizou nesta quarta-feira (8) um treinamento, com todos os colaboradores, para reforçar as regras da legislação e como deve ser feito o tratamento das informações nos diferentes setores da associação, além de compartilhar uma série de informativos a todas as pessoas que tiveram seus dados tratados pela APAS. A capacitação faz parte de um trabalho contínuo de aprimoramento do projeto de adequação à legislação.

“A aplicação da LGPD procura criar uma relação mais transparente entre o dono do dado e quem está com sua custódia, que é o controlador do dado. Ela é uma regulamentação que traz princípios, direitos e obrigações relacionado ao uso de um dos ativos mais valioso no ambiente digital:  a base de dados relacionado às pessoas físicas”, explica Fabiana Penninck, a Data Protection Officer (DPO) da APAS, ou seja, a pessoa responsável para coordenar as ações de adequação interna da empresa em relação à LGPD.

O DPO é a figura responsável por fazer a ponte entre o titular dos dados e a APAS, além de atuar como canal de comunicação com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), agência fiscalizadora ligada ao Governo Federal. É importante frisar que todos os dados que são tratados pela APAS, são adquiridos de acordo com as bases legais previstas na legislação vigente, e o seu uso é primordial para a execução e o exercício do trabalho da associação.

Desde que a legislação entrou em vigor, a APAS vem trabalhando para mapear e organizar os processos internos, para se adequar a LGPD e garantir a segurança dos dados tratados pela instituição. Você encontra em nossa Política de Privacidade, de forma detalhada, todas as diretrizes e práticas adotadas pela APAS na coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados, conforme determinam as leis vigentes. Em caso de dúvida ou preocupação em relação ao sigilo de informações, entre em contato com o DPO através do e-mail dpo@apas.com.br.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu