APAS apoia o Instituto São Paulo Contra a Violência - APAS - Associação Paulista de Supermercados

APAS apoia o Instituto São Paulo Contra a Violência


O Instituto São Paulo Contra a Violência é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) – que promove parcerias com os setores público, privado e social, para identificação e prevenção dos problemas que afetam a segurança dos cidadãos do estado de São Paulo. Seu projeto mais conhecido é o Disque Denúncia (181).

No ano de 1997, o seminário “São Paulo Sem Medo” – realizado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, pela Fundação Roberto Marinho e pela Rede Globo de Televisão – reuniu importantes especialistas e representantes de organizações governamentais e não governamentais para uma discussão coletiva acerca dos altos índices de violência e criminalidade no Estado de São Paulo.

A partir do estímulo oferecido por este encontro, lideranças do setor privado, da sociedade civil, de instituições financeiras e dos meios de comunicação criaram o Instituto São Paulo Contra a Violência: uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) vocacionada a contribuir com a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas de redução e prevenção da violência e da criminalidade.

Por meio de parcerias em diversos níveis, o Instituto atua na identificação e na resolução dos problemas que afetam a segurança dos cidadãos, na melhoria da qualidade de vida da população e no fortalecimento da organização comunitária.

Disque Denúncia 181
É uma central de atendimento telefônico que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, operada por atendentes civis contratados pelo Instituto. Os terminais de atendimento não possuem identificadores de chamada e gravação das conversas, o que garante o total anonimato e o sigilo das denúncias.

As denuncias registradas pela central de atendimento são direcionadas imediatamente às polícias Militar e Civil, que tem o prazo de até 15 dias para dar retorno sobre as providencias tomadas. O cidadão recebe um número de protocolo para que possa acompanhar o andamento da sua denúncia.

Além de ser uma ferramenta de apoio ao trabalho das polícias, fornecendo dados valiosos para a investigação e combate ao crime, o Disque Denúncia 181 é também um meio para que as pessoas possam exercer a sua cidadania e denunciar atos criminosos que coloquem em risco a sua segurança e a de outros.

O Disque Denúncia 181 está no ar no estado de São Paulo desde outubro de 2000. Foi criado por decreto estadual e funciona desde então por meio de um convênio de parceria entre o Instituto São Paulo Contra a Violência e a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, sem repasse de recursos públicos, já que o seu modelo de financiamento está baseado totalmente em contribuições dos setores empresariais paulistas.

Web Denúncia
A partir de 26 de novembro de 2013, entrou no ar o site www.webdenuncia.org.br, que complementa o serviço Disque Denúncia 181, e permite que os cidadãos em todo o estado de São Paulo possam enviar também suas denúncias via internet, com a mesma garantia de sigilo e anonimato do DD 181. O novo sistema permite anexar arquivos digitais como, fotos, vídeos, áudios, documentos, entre outros e acompanhar o andamento da denúncia por meio de uma senha pessoal criada pelo cidadão e do número de protocolo fornecido pelo sistema.

Os supermercados também podem apoiar o Instituto divulgando os seus serviços.

Mais informações para apoiar os serviços podem ser obtidas pelo e-mail ispcv@iscpv.org.br

Confira também o vídeo sobre o tema!


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu