APAS apresenta ações do setor contra desperdício de alimentos em evento do Chef Alex Atala


A APAS participou no domingo, 27/01, de um dos painéis do Seminário Fruto, evento idealizado pelo Chef Alex Atala para engajar e mobilizar diversos setores em discussões sobre  a alimentação, os problemas, os desafios e as soluções.

No painel Diálogo sobre Desperdício dos Alimentos, o presidente da entidade Ronaldo dos Santos apresentou as iniciativas e as dificuldades do setor na busca por reduzir as perdas, especialmente em FLV – Frutas, Legumes e Verduras, e alimentos próximos ao vencimento da validade. Juntamente com Ronaldo, participaram do painel Anita Gutierrez, do Ceagesp; Luciana Gonçalves, do programa Mesa Brasil SESC SP; Daniela Leite, do projeto e aplicativo Comida Invisível, especializado em doação de alimentos; e Manu Buffara, do Restaurante Manu, premiado pelo reconhecimento em manter a filosofia “respeito ao produto e à valorização do produtor”.

Mediado por Cristal Muniz, blogueira da iniciativa “Um Ano Sem Lixo”, o grupo procurou apresentar soluções que convergissem para a redução do desperdício de comida in natura e também industrializada no Brasil. Ronaldo apresentou os dados de pesquisa da ABRAS revelando que 1,99% do faturamento dos supermercados – montante em torno de R$ 7 Bilhões – é o que as perdas representam.

“Neste percentual, que vem caindo ao longo dos anos, estão diversos tipos de perdas, como furtos e roubos. Porém, a maior parte é formada por deterioração de frutas, legumes e verduras, como as que o consumidor apalpa para escolher, mas não leva, e, o principal, proximidade ao vencimento da validade”, explicou o presidente, reforçando ainda a existência do Comitê de Segurança dos Alimentos da APAS, que discute, entre outras iniciativas, melhores práticas mundiais de regulamentação da lei do prazo de validade dos alimentos. Ronaldo ainda sugeriu ao grupo que, para uma solução mais efetiva, todos os elos da cadeia de abastecimento deveriam se unir em propostas de políticas públicas.

Em sua segunda edição, o Seminário Fruto 2019 contou ainda com as participações de renomados profissionais, como as chefs Bella Gil e Paola Carosella, e Juarez Calil Alexandre, consultor do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu