APAS conversa com o presidente da Jucesp sobre a atuação do setor supermercadista – APAS – Associação Paulista de Supermercados

APAS conversa com o presidente da Jucesp sobre a atuação do setor supermercadista


A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) atua no Conselho Consultivo da instituição e convidou o presidente da Jucesp, Walter Ihoshi, para conversar sobre a atuação do setor supermercadista e os serviços disponíveis para auxiliar os empresários do varejo alimentar. Confira a entrevista completa abaixo.

Como foi a abertura e fechamento de empresas do setor supermercadista durante a pandemia?

Na Jucesp podemos observar o número de aberturas e fechamentos de empresas e o saldo resultante desta diferença. Para entender o que aconteceu na pandemia é importante observar as tendências dos anos anteriores. Nos últimos dez anos, o saldo nesse setor foi positivo, com cerca de 200 novas lojas ao ano. Esse número oscilou no período, com uma tendência de alta entre 2011 e 2015, indo de 337 para 407 novos estabelecimentos, mas a partir de 2016 começa a cair até atingir 109 supermercados em 2019, devido a aumento no fechamento de lojas, já que a abertura seguiu de forma relativamente constante.

Em 2020, quando começou a pandemia, tivemos uma melhora neste saldo, atingindo 239 novos supermercados e revertendo a queda muito acentuada de 2019. Agora, em 2021, os dados até outubro mostram aumento na abertura e fechamento de lojas e sugerem que o saldo pode ser próximo ao do ano passado.

A Apas participa do Conselho Consultivo da Jucesp. Como funciona esse conselho?

Montamos e implantamos o Conselho em 2019, com o propósito de aproximar a sociedade civil da gestão da Junta Comercial. Os conselheiros são representantes das principais categorias de usuários da Jucesp e nos trazem sugestões e feedbacks, com o propósito de melhorar o atendimento aos cidadãos. Além disso, existe a figura dos conselheiros-relatores, que recebem e avaliam relatórios de áreas de atendimento presencial, on-line e da ouvidoria, em um processo de prestação de contas da Jucesp para a sociedade.

Atualmente, representando o setor supermercadista dentro da Jucesp, temos o Presidente da APAS, o sr. Ronaldo dos Santos, como conselheiro titular e o Vice-presidente Roberto Longo como conselheiro suplente. O Sr. Longo ainda acumula o cargo de conselheiro-relator de nossa Ouvidoria, sendo um membro bastante ativo do Conselho e que colabora muito com suas sugestões para o aprimoramento de nossa gestão.

Nos últimos anos a Junta Comercial passou a oferecer uma série de serviços digitais. Quais serviços podem beneficiar o setor supermercadista?

Desde que assumimos, nosso foco foi a transformação digital da Jucesp, trazendo eficiência para o setor público através da inovação e tecnologia. Temos hoje um portal chamado Integrador Digital, que permite a abertura e fechamento de empresas on-line para sociedades limitadas e empresários individuais, que representam a grande maioria de empresas paulistas. Com isso, o tempo de abertura de uma empresa diminuiu de alguns dias para poucas horas. Também é possível realizar alterações on-line, como entrada e saída de sócios, por exemplo.

Outro serviço que pode auxiliar o setor supermercadista são as certidões e fichas cadastrais, que podem ser acessadas gratuitamente no site www.jucesponline.sp.gov.br, para verificar informações sobre fornecedores e prestadores de serviço.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu