APAS estará presente em homenagem ao ITAL

Na próxima segunda-feira, 16 de setembro, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em comemoração aos 50 anos do Instituto. O evento, que acontecerá no plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira” do Palácio 9 de Julho, às 20h, contará com a presença de membros da diretoria da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e do superintendente Carlos Corrêa.

Além da comemoração ao cinquentenário do ITAL, completado no dia 30 de agosto, a sessão solene – idealizada pelo presidente da Assembleia, o deputado Samuel Moreira -, também contemplará uma homenagem à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, principal articuladora e incentivadora da criação do Instituto. O evento contará com a presença de deputados estaduais, além de representantes da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, do Instituto de Pesquisa e de outras entidades parceiras do ITAL.

História do Instituto
Criado em 1963 com a denominação “Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos (CTPTA)”, a partir de um desdobramento de uma seção tecnológica do Instituto Agronômico de Campinas, teve como idealizadores, além do IAC e da Secretária de Agricultura, a Food and Agriculture Organization (FAO)- ligada às Organizações das Nações Unidas (ONU) e os Governos Estadual e Federal, que disponibilizaram investimentos para execução do projeto.

Na oportunidade, o objetivo principal do ITAL era trazer soluções tecnológicas para a indústria de alimentos. Porém, o Instituto também se tornou um grande incentivador na criação de outros órgãos, tais como a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), entre outras entidades que, juntas, formaram a estrutura necessária para o desenvolvimento da então recente indústria de alimentos brasileira.

Com um corpo técnico formado por pesquisadores qualificados, o ITAL concentra esforços no desenvolvimento de soluções para os problemas atuais do setor alimentício e também realiza estudos de tendências para antecipar as demandas futuras, de modo a garantir o oferecimento de alimentos mais seguros e com maior qualidade para toda a sociedade. Atualmente, o Instituto conta com unidades de pesquisa especializadas em todas as áreas do processamento de alimentos, bebidas e embalagens.

Serviço:
Sessão Solene em homenagem ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA)
Mais informações: no telefone (11) 3886-6280
Data: 16 de setembro
Horário: às 20h
Local: Palácio 9 de julho, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu