APAS marca presença em evento da ABIA

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) marcou presença no Seminário “Obesidade: Uma Ampla Visão”, realizado na última terça-feira (13 de agosto) na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. O diretor de Sustentabilidade da APAS Erlon Ortega, o gerente Administrativo da APAS Eduardo Ariel Grunewald, e Newton Figueiredo, do Grupo Sustentax – empresa parceira da Associação –, conferiram as palestras do evento, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) em comemoração aos seus 50 anos. Estiveram presentes, na ocasião, representantes do governo, da Academia e da indústria.

O Seminário foi dividido em três painéis: o primeiro, realizado por profissionais de medicina, apresentou os fatores e soluções para a obesidade no Brasil; no segundo, representantes de órgãos públicos traçaram as políticas públicas para enfrentar a obesidade; e no terceiro, representantes da indústria da alimentação abordaram o seu papel no combate à obesidade. O tema principal discutido foi a saúde dos brasileiros, direcionando para a necessidade de uma alimentação mais saudável.

A abertura foi feita pelo presidente da ABIA, Edmundo Klotz, e pelo presidente da Fiesp e primeiro VP da CNI, Paulo Skaf. Para Edmundo Klotz, o setor não pode se furtar de discutir temas sensíveis e complexos em que está inserido. “Embora exista consenso de que não há uma única razão que explique o avanço da epidemia de obesidade, mas a soma de questões multidisciplinares, a indústria reconhece que tem uma parcela de contribuição importante a oferecer e entende que deve enfrentar o problema de mãos dadas com a sociedade”, afirma.

De acordo com o diretor de Sustentabilidade da APAS, Erlon Ortega, alguns temas abordados foram a importância da educação alimentar do consumidor e a dificuldade de retirar alguns ingredientes, como o açúcar, da composição de produtos industrializados, além de manter o seu valor nutricional. “Nosso objetivo é trazer para discussão no setor de supermercados o conceito de oferta mais saudável dos alimentos, e mostrar como o setor pode colaborar com a indústria e governos para ampliar esta oferta”, afirmou o diretor de Sustentabilidade da APAS, Erlon Ortega.

Obesidade
Durante o Seminário, foram apresentadas as mudanças relevantes nos hábitos alimentares e o sedentarismo dos brasileiros como fatores responsáveis pela obesidade. Em relação à alimentação, foram detalhados o consumo da gordura, sal e açúcar, principais responsáveis pela obesidade com relação ao consumo.

Além do seminário, a indústria da alimentação vem dirigindo esforços para contribuir com o combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e à obesidade, por meio de acordos para a mudança do perfil nutricional dos alimentos, estabelecidos com o Ministério da Saúde. Em 2009, o setor eliminou 230 mil toneladas de gordura trans dos produtos alimentícios. Até 2020, a indústria espera retirar mais de 20 mil toneladas de sódio dos alimentos processados.

Jantar comemorativo dos 50 anos da ABIA
A APAS também esteve presente no jantar comemorativo da ABIA, ao lado de diversas autoridades e líderes da indústria, entre eles o ministro Guilherme Afif Domingues, que agradeceu a Associação pela participação dos trabalhos para a informação da carga tributária no cupom fiscal dos produtos; o presidente da Danone Brasil Mariano Lozano; o vice-presidente de Assuntos Governamentais da Coca-Cola Brasil Jack Corrêa; e o VP da ABRAS e diretor da rede Big Box, de Brasília, Mário Habka.

Legenda da foto acima: O diretor de Sustentabilidade da APAS Erlon Ortega com o presidente da ABIA Edmundo Klotz e o gerente Administrativo APAS, Eduardo Ariel Grunewald

../IMAGENS/DESTAQUES_HOME/160813/Numero_2_embaixodotexto.jpg

Legenda da foto acima: Erlon Ortega e Eduardo Ariel Grunewald com Guilherme Afif Domingues (Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e vice-governador de São Paulo)


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu