APAS na Folha de S.Paulo: falta de produtos diminui em supermercados – APAS – Associação Paulista de Supermercados

APAS na Folha de S.Paulo: falta de produtos diminui em supermercados


A APAS foi procurada pela Coluna Mercado Aberto, da Folha de S.Paulo, para debater um assunto de suma importância para o setor supermercadista: ruptura. O índice que mede a falta de itens nas gôndolas chegou a 10,22% em agosto, segundo as consultorias NeoGrid e Nielsen. Isso significa dizer que, em uma cesta hipotética de 100 produtos, 10 não seriam encontrados pelo cliente.

O indicador, que começou o ano próximo a 11,7%, cai de forma sustentável à medida que a economia se recupera, segundo Rodrigo Mariano, da APAS.

“Em um cenário de crise, a ruptura é mais frequente. Quando as vendas diminuem, o planejamento fica prejudicado”, diz o economista.

“Varejistas compram uma quantidade menor do que a necessária e, entre um pedido e outro, clientes não encontram o produto na gôndola.”

Itens como bebidas e derivados lácteos, que podem ficar menos tempo estocados ou que são comprados mais frequentemente, têm um nível de ruptura maior, diz ele.

Muitos varejistas também seguraram a compra de produtos devido à tentativa dos fabricantes de repassar custos, afirma Robson Munhoz, vice-presidente da NeoGrid.

“O problema chegou a um nível tão grave que as indústrias cederam mais.”

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2017/09/1919654-acao-sobre-grandes-shows-no-pacaembu-deve-alterar-projetos-de-concessao.shtml

folhasp

Compartilhe na Rede!

Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu