APAS pratica Responsabilidade Social – APAS – Associação Paulista de Supermercados

APAS pratica Responsabilidade Social

APAS Regional Baixada Santista

apóia programa educacional

A Associação Paulista de Supermercados Regional Baixada Santista é uma das instituições parceiras do programa Caravanas do Conhecimento: Redescobrindo o Interior. Coordenado pelo Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), este programa está beneficiando mais de 6 mil crianças durante as férias escolares. São alunos da rede oficial de ensino, com idades entre 9 e 11 anos, da Grande São Paulo e municípios do litoral que estão viajando para conhecer o interior paulista.

A cidade de Santos incluiu 80 crianças no programa. Na primeira quinzena de julho, as entidades parceiras e patrocinadores fizeram a entrega das doações de diversos itens que serão levados por elas na bagagem. Entre as doações estão artigos de higiene pessoal, alimentos, roupas e calçados.

Entre as empresas e entidades parceiras, que contribuíram com apoio, logística e a doação de produtos para a composição dos kits, destacam-se a APAS – Associação Paulista de Supermercados Regional Baixada Santista, Central de Medicamentos Genéricos da Baixada Santista, Codesplan, Engeterpa, Exporta Logística, Fundo Social de Solidariedade (FSS), Padaria Tocantins, Sabesp e Supermercado Dia%, do bairro de Itararé, em São Vicente.

Este ano, o destino das crianças são as cidades de Jaguariúna, na região de Campinas-SP, que recebe 40 alunos da escola Docas de Santos; e Pedreiras, na mesma região, que recebe 40 estudantes da escola José Carlos de Azevedo Jr. Cada grupo terá quatro monitores, um para cada 10 alunos. Na programação muitos passeios culturais, ecológicos, sessões de cinema e festas julinas, tudo para atender ao foco central do Programa: aprender brincando.

De acordo com a secretária de Educação da Capital paulista, Suely Maia, o Redescobrindo o Interior é importante porque dá oportunidade a crianças que nunca poderiam fazer uma viagem de férias conhecer novos lugares, adquirir cultura e ampliar os horizontes escolares.

Histórico

Criado durante o governo Montoro, transformou-se num dos maiores programas de turismo educacional realizado pelo governo do estado, mobilizando mais de 160 mil crianças de 1984 a 1990 – período em que foram realizadas oito edições do Interior na Praia e oito do Redescobrindo o Interior.

Relançado oficialmente, em 2004, o Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia e Redescobrindo o Interior foi instituído em caráter permanente através do Decreto Estadual 50.269, de 1° de dezembro de 2005, sob a coordenação geral do Cepam. Realizado anualmente em duas etapas, nas férias de janeiro e julho, o Programa beneficiou mais de 35 mil crianças.

Neste ano, a expectativa é que mais de 8 mil pessoas envolvidas no Programa possam ter contato com as paisagens e o modo de vida rural. Serão 167 delegações partindo para 166 cidades do Interior do Estado. Cada delegação levará 20 meninos e 20 meninas, o motorista e monitores (um para cada dez crianças). Os monitores que acompanham as crianças receberam do Cepam treinamento completo, noções de primeiros socorros, procedimentos de segurança e emergenciais.

São 26 delegações (1.100 crianças) partindo da Capital rumo ao Interior paulista. Da Grande São Paulo, participam escolares dos municípios de Arujá (160), Caieiras (80), Cajamar (240), Cotia (120), Diadema (160), Embu-Guaçu (200), Francisco Morato (160), Franco da Rocha (440), Guarulhos (40), Itapecerica da Serra (80), Itapevi (120), Itaquaquecetuba (40), Jandira (40), Juquitiba (80), Mairiporã (240), Mauá (40), Mogi das Cruzes (80), Pirapora do Bom Jesus (40), Poá (120), Ribeirão Pires (40), Santana de Parnaíba (200), São Caetano do Sul (160), São Lourenço da Serra (80) e Taboão da Serra (240).

Do Litoral, as crianças participantes são dos municípios de Bertioga (160), Cubatão (480), Praia Grande (80), Mongaguá (240), Santos (80), São Vicente (80), Cananéia (80), Ilha Comprida (40), Iguape (40), Peruíbe (240), Itanhaém (600), Caraguatatuba (40), Ilhabela (120), São Sebastião (40) e Ubatuba (80).

O projeto faz parte do Programa Caravanas do Conhecimento que, em janeiro de 2007, durante o Interior na Praia, levou oito mil crianças para conhecer o mar pela primeira vez, vindas de 190 municípios de todas as regiões do Estado. Agora o Redescobrindo o Interior faz o caminho inverso.

Realizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Economia e Planejamento e da Educação, e pelas Prefeituras Municipais, o Programa Caravanas do Conhecimento, é coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, e desde 2004, vem sendo realizado anualmente (em janeiro e julho) sempre com o apoio da Sabesp.

A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, está disponível na página do programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br).


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu