APAS promove seminário em Ribeirão Preto – APAS – Associação Paulista de Supermercados

APAS promove seminário em Ribeirão Preto

No dia 12 de junho, a APAS Regional Ribeirão Preto, em parceria com a Vigilância Sanitária, promoveu o Seminário “Vigilância Sanitária e os Supermercados”, no Hotel Taiwan, em Ribeirão Preto. De maneira educativa e consciente, o tema principal do encontro “Controle de qualidade em supermercados” propiciou um importante debate sobre a relação entre os supermercadistas, a Vigilância Sanitária e suas normas.

O seminário, que contou com a presença de cerca de 200 supermercadistas das cidades de Ribeirão Preto, Franca, Sertãozinho e São Carlos, teve início com a fala do diretor da APAS Regional Ribeirão Preto, Tiago Albanezi. Segundo ele, um evento deste porte estreita a relação entre o setor supermercadista e os órgãos fiscalizadores, visando sempre a qualidade e o bem-estar do consumidor final. “Pretendemos mostrar o trabalho desenvolvido pela APAS também aos não associados”, disse.

O vice-presidente e diretor de Relacionamento com o Associado da APAS, Aurélio Mialich, segue a mesma linha de raciocínio e destaca a importância da parceria entre a Associação e a Vigilância Sanitária. “Buscamos sempre a segurança alimentar para a população e, por este motivo, é importante o trabalho em conjunto”, afirma.

Entre as palestras realizadas, o gerente Jurídico da APAS Roberto Borges falou aos supermercadistas presentes sobre o Comitê de Segurança Alimentar da Associação. Ele salientou as obrigações das empresas fornecedoras de produtos e serviços; as responsabilidades dos fabricantes, produtores, importadores e fornecedores, além de orientar os presentes sobre a forma de lidar com produtos defeituosos e como proceder para oferecer o melhor produto ao cliente final.

Já o diretor de Operações da Rede Savegnago Carlos Trovão abordou o tema “Controle de qualidade em supermercados”, com foco em segurança alimentar e o envolvimento do colaborador como instrumento de geração de resultados positivos, o que proporciona a retenção do cliente no ponto de venda. “O destaque está na operação do ponto de venda, então, a capacitação dos funcionários agrega e resulta em um melhor atendimento ao cliente”, afirma o coordenador de Marketing dos Supermercados Savegnago, Murilo Savegnago.

Trabalho educativo

Um ponto bastante destacado nas palestras e discursos dos presentes esteve diretamente relacionado ao caráter educativo do evento, na medida em que os órgãos de fiscalização, quando chegam aos estabelecimentos, exercem o “papel de punição”. É o que salientou o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Dario Valente. “Aqui é o momento de trocar informações para que assim a Vigilância saiba as dificuldades e os problemas dos supermercados no que diz respeito à questão do setor regulado. Por isso, chamamos este tipo de evento de atividade educativa, pois quando chegamos às lojas, nós fiscalizamos e não educamos”, diz ele.

A diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Luiza da Silveira Santa Maria, compartilha da mesma opinião e ressalta a importância do trabalho educativo. “Quando a Vigilância autua é porque já tem coisa errada. Logo, este tipo de trabalho é voltado aos supermercadistas, fazendo com que eles não tenham problemas futuros”, afirma.

O vice-diretor da APAS Regional Ribeirão Preto Luís Ricardo Meloni – também diretor da Copercana – concorda. Segundo ele, “as temáticas abordadas no seminário proporcionam uma prevenção e maior controle sobre a qualidade dos alimentos, o que beneficia o estabelecimento e o consumidor final”.

Maria Luiza, que representou a prefeita da cidade, Darcy Vera, também destacou a importância da APAS neste processo: “A Associação Paulista de Supermercados é uma grande parceira da Vigilância Sanitária, estimulando, inclusive, a separação dos resíduos em prol da saúde”.

../IMAGENS/DESTAQUES_HOME/130613/seminario_Ribeirao2.jpg
Da esq. à dir.: Aurélio Mialich (vice-presidente APAS), Maria Luiza Santa Maria (diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde), Vânia Cantarella Rodrigues (diretora da Divisão de Vigilância Sanitária) e Tiago Albanezi (diretor regional)

Compartilhe na Rede!

Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu