Associado: seja também um participante do Pacto Global


A APAS assumiu o compromisso de seguir os 10 princípios do Pacto Global e atrair novos participantes para a iniciativa das Organizações das Nações Unidas (ONU). O objetivo é mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, nas práticas de negócios, dos valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Associado, seja também um signatário. Acesse o link e saiba como aderir: http://www.pactoglobal.org.br/artigo/58/Como-Aderir.

“A adesão ao Pacto Global por parte dos associados é uma oportunidade de mostrar as ações e disseminar iniciativas, o que, inclusive, proporciona o maior engajamento dos colaboradores. O tema, inclusive, é um dos pilares que será trabalho pela diretoria de Responsabilidade Social da APAS até 2018”, explicou Esther Gonçalves, diretora de Responsabilidade Social da Associação.

Para tornar este compromisso público e transparente, os participantes devem publicar relatórios periódicos sobre os progressos realizados na implementação dos 10 princípios e no apoio a outros objetivos de desenvolvimento da ONU. Há duas modalidades de relatórios:

– Comunicação de Progresso (Communication on Progress/COP) para empresas, com periodicidade de envio de uma vez por ano;

– Comunicação de Engajamento (Communication on Engagement/COE), para participantes sem atividades empresariais, com periodicidade de envio de uma vez a cada dois anos.

Em 2016, a APAS encaminhou o COE e renovou a participação como signatária do Pacto Global, cujo relatório possibilita a oportunidade de demonstrar as boas práticas de sustentabilidade em apoio à iniciativa global.

Os 10 princípios do Pacto a serem seguidos:

Direitos Humanos

1)      As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de diretos humanos reconhecidos internacionalmente;

2)      Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

3)      As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4)      A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5)      A abolição efetiva do trabalho infantil;

6)      Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

7)      As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8)      Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

9)      Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Contra a Corrupção

10)    As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu