Blog APAS Show: GPA investe em novos formatos com lojas inteligentes dentro de contêineres


Modelo Minuto Pão de Açúcar será aplicado a contêineres junto às principais tecnologias disponíveis para os supermercados

O sucesso das lojas inteligentes pelo mundo já chegou ao Brasil e, mais recentemente, aos empreendimentos do GPA. O grupo prepara a inauguração de seis unidades “Minuto Pão de Açúcar” em um formato diferente: dentro de contêineres.

As primeiras unidades serão inauguradas na capital de São Paulo durante um período de 12 meses e entre as principais características estão sistemas de reconhecimento facial, self-checkout e “scan & go” (aplicativo que escaneia os produtos sem precisar do caixa e permite pagamento on-line).

Este formato de ponto de venda entrega um sortimento menor de itens de mercearia, porém o mix é formado por produtos frescos e prontos para consumo, além de itens de adega. A estratégia do GPA é instalar essas lojas em lugares próximos a edifícios corporativos, com a opção para os consumidores comprarem pela internet e apenas retirarem suas compras no Minuto Pão de Açúcar usando armários tipo “lockers”.

Expansão à vista

Um dos objetivos do GPA é buscar novas parcerias com as empresas e startups chamadas “foodtechs” para inovar e crescer no mercado nacional. Ao todo, 150 companhias com este perfil foram mapeadas e analisadas, e um total de 30 empresas passaram a trabalhar os projetos em conjunto.

A iniciativa das lojas contêineres foi desenvolvida a partir do trabalho em conjunto da Microsoft e do GPA. O projeto inclui sensores de interatividade via aplicativos, além das últimas tecnologias disponíveis para este modelo de ponto de venda.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu