Boa prática: Rede São Vicente promove ações internas relacionadas à Saúde Mental e Emocional das equipes – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Boa prática: Rede São Vicente promove ações internas relacionadas à Saúde Mental e Emocional das equipes


A campanha iniciou em Janeiro, mas ainda continua, tem a proposta de chamar atenção aos cuidados com a saúde mental. A campanha é conhecida como Janeiro Branco

2021 começou com os reflexos da pandemia da Covid-19, iniciada no ano passado e, que ainda continua, na vida de todos os trabalhadores dos mais diferentes segmentos da economia.

Muitos profissionais tiveram sua renda e trabalho reduzidos, outros tiveram uma sobrecarga de atividades tanto fora, quanto dentro de casa, mudança na rotina escolar dos filhos, novos protocolos diários de prevenção ao vírus, além de toda a instabilidade que a redução das interações sociais pode representar em nossas vidas. Essas entre outras mudanças, podem desencadear cenários de ansiedade, depressão entre outras situações que afetam nossas emoções e produtividade.

Sabendo dessas mudanças na rotina dos colaboradores, a rede São Vicente aderiu, através dos Supermercados São Vicente e Arena Atacado, nas lojas e no setor administrativo, à campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo abrir o diálogo sobre a saúde emocional e mental das pessoas.

A rede São Vicente em parceria com a Navera Instituto de Psicologia ofereceu durante o mês de janeiro e fevereiro ações em grupos focais e atendimentos individuais nas lojas. Devido a demanda, os atendimentos foram estendidos até o final deste mês. As dúvidas se estendem tanto para as questões pessoais como situações familiares com filhos e cônjuges.

“Quando uma empresa apoia e investe no cuidado da saúde mental e emocional dos seus colaboradores isso reflete positivamente para a empresa, mas acima dos reflexos para empresa é o benefício na saúde e nada vida pessoal do colaborador. Contribuindo na construção e fortalecimento da autoestima, identificação de violência doméstica, e outras questões emocionais”, disse Carla Damares, psicóloga e fundadora do Navera Instituto de Psicologia.

Ansiedade, nível de stress e depressão foram alguns temas discutidos em reuniões e atendimentos individuais. A iniciativa oferece também um teste para conhecer o nível de ansiedade dos colaboradores.

“A receptividade tem sido elogiada pelos colaboradores. As reuniões são muito úteis para que as pessoas entendam o papel de um psicólogo e possam esclarecer suas dúvidas sobre toda a temática emocional. Há muito para se evoluir neste assunto, precisamos estabelecer uma cultura de acolhimento e cuidado com o outro“, Luciana Bueno, gestão de Pessoas da rede São Vicente.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde – quase um bilhão de pessoas vivem com transtorno mental. No Brasil, em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde entre o meses de abril e maio de 2020 foi verificada a elevada proporção de ansiedade (86,5%);uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%); e uma baixa proporção de depressão (16,%) em sua forma mais grave.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu