O sistema de logística reversa de óleo vegetal residual alimentar (óleo de cozinha usado), teve início em 2013 com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE, por meio de Termo de Compromisso celebrado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA), a CETESB e, posteriormente, o Sindicato da Industria de Óleos Vegetais – SINDOLEO. A APAS entra neste processo em 2018, por meio de seu próprio Termo de Compromisso com a CETESB e SIMA, como facilitador para disponibilização de áreas para instalação de coletores nos pontos de venda, que levou da APAS à entrada como Interveniente Anuente, no Termo de Compromisso para a implantação do sistema renovado em 2020.
A iniciativa “ÓLEO SUSTENTÁVEL”
Visa a promoção da coleta de óleo de cozinha usado e o incentivo de sua reciclagem, por meio de ações educativas ao consumidor para conscientização sobre o armazenamento e descarte corretos do óleo de cozinha usado nos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs. Possui identidade visual unificada, entre ABIOVE, SINDÓLEO, FECOMERCIO e APAS.
Supermercadista, participe desta campanha e seja também um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Para aderir, faça a solicitação através do e-mail marcelo.souza@apas.com.br
FAÇA AQUI O DOWNLOAD DAS PEÇAS DE COMUNCAÇÃO.
BENEFÍCIOS E VANTAGENS DE SER PONTO DE ENTREGA
A participação dos supermercados como ponto de entrega do óleo de cozinha usado é crucial nesse sistema, pois:
- Cumpre com a legislação que obriga o comércio a participar de sistema de logística reversa;
- Auxilia o consumidor, ao fornecer a comodidade de ter sempre um ponto de entrega próximo de sua residência e ao receber o produto pós-consumo para que retorne ao ciclo produtivo, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a proteção ao meio ambiente;
- Atrai o consumidor ao seu estabelecimento, proporcionando a venda de novos produtos.
- A adesão a este sistema coletivo de logística reversa é gratuita. E ainda não há custos: com a aquisição do coletor, transporte e destinação do Óleo de cozinha usado depositado no ponto de entrega, pois são de responsabilidade do fabricante ou importador parceiro aderente ao sistema. O comércio cede de forma não onerosa espaço em seu estabelecimento comercial, treina seus funcionários para tirarem dúvidas de seus clientes, em relação ao PEV e reforça a comunicação com as peças da campanha.
Como funciona para o consumidor?
a)Separação do óleo de cozinha usado pelo consumidor (veja o passo a passo para o descarte adequado em: oleosustentavel.org.br)
b)Escolha pelo consumidor do ponto de entrega mais próximo, no site oleosustentavel.org.br/pontos-de-entrega
c)Recebimento do óleo de cozinha usado pelo ponto de entrega e disponibilização aos fabricantes para retirada e destinação ambientalmente adequada, após adesão ao sistema.