TODOS JUNTOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI - APAS - Associação Paulista de Supermercados

TODOS JUNTOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Desde Fevereiro de 2016


APAS apoiou a causa “Todos Juntos Contra o Mosquito Aedes Aegypti”

Em fevereiro de 2015, o Estado de São Paulo criou uma força-tarefa com apoio da Polícia Militar, Defesa Civil, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), iniciativa privada e líderes religiosos para disseminar as ações de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika vírus. A APAS apoiou a causa, disponibilizou para download materiais com informações e pediu aos associados auxílio na disseminação dentro dos supermercados, fim de sensibilizar consumidores e colaboradores.

No dia 1º de fevereiro de 2015, o governo do Estado de São Paulo lançou um mapa interativo que permite à população colaborar com o poder público no combate ao Aedes aegypti, indicando pontos em que há evidências da presença do mosquito. Por meio do georreferenciamento, as denúncias são direcionadas aos gestores das 645 cidades paulistas para que os municípios providenciem ações de eliminação e bloqueio de criadouros nesses locais.

A ferramenta estará disponível no site da Secretaria: http://www.saude.sp.gov.br/ e, no caso, o internauta é direcionado para uma página com um mapa, sendo possível registrar o endereço de potenciais criadouros do Aedes. Basta clicar no botão
“Denunciar foco”, no menu lateral à direita da página, e uma aba será aberta na lateral oposta. O usuário pode fazer o registro de forma anônima ou identificar-se (o sigilo é assegurado).

A ferramenta ainda possibilita o envio de fotos e a indicação exata do local – é possível digitar o endereço do local ao qual o foco foi identificado ou fazer o registro in loco, nas ocasiões em que o usuário estiver próximo ao criadouro.

 


menu
menu