Carlos Corrêa destaca expansão do negócio de flores em entrevista ao Canal Rural – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Carlos Corrêa destaca expansão do negócio de flores em entrevista ao Canal Rural

Na manhã desta terça-feira, 04, o superintendente da APAS, Carlos Corrêa, participou ao vivo do Programa Momento Agro do Brasil, que, apresentado por Ivan Wedekin e Juliana Camargo, e com foco nas questões relacionadas ao mercado agrícola e linhas de crédito ao produtor, é veiculado às 8h pelo Canal Rural, respectivamente, nos canais 185 (NET) e 159 (Sky). Corrêa abordou a expansão do negócio de flores em supermercados e a atuação da Associação para fomentar este segmento.

Assista ao programa

“A expansão deste negócio está associado à motivação emocional do consumidor pela compra de flores. As redes, por sua vez, preferem trabalhar em parceria com cooperativas, isso devido ao produto ser perecível. Neste contexto, a APAS tem um papel importante para estimular este nicho de mercado nos supermercados”, comentou Carlos Corrêa.

O superintendente ainda mencionou o Projeto Especial Flores, que integrou a Feira APAS 2015 e, devido ao sucesso, já está confirmado para a edição do próximo ano. O espaço único foi desenvolvido em parceria com a Cooperativa Veiling Holambra, responsável por cerca de 45% do mercado nacional.

Dados de mercado

– Desde 2008, o mercado de flores no Brasil vem registrando crescimento  de 12% a 15% ao ano, atingindo R$ 4,8 bilhões em 2012 (Instituto Brasileiro de Floricultura –  Ibraflor);
– Em 2013 atingiu R$ 5,2 bilhões (Ibraflor), alta de 7% em relação a 2012 (Consultoria Hortica);
– O engenheiro agrônomo Hélio Junqueira, sócio da consultoria Hórtica  avalia que esta transformação do setor está associada ao fortalecimento do mercado interno e maior diversificação de produtos.

Vendas em supermercados

O aumento dos canais de venda (super/hipermercados) colaboram para a redução da sazonalidade, pois facilitam o acesso do público à categoria. Nos supermercados, o setor de Jardinagem e Pets é responsável por 1,1% das vendas, sendo que o volume cresce acima de 10% (quase o dobro da média do mercado).


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu