Carne e leite ajudam a reduzir inflação pelo IGP-DI - APAS - Associação Paulista de Supermercados

Carne e leite ajudam a reduzir inflação pelo IGP-DI

A queda no preço da carne e do leite foi um dos fatores que ajudaram a reduzir inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em setembro.

Leia também:

Preço do leite longa vida cai 9,54% em São Paulo

Aumento no consumo faz preço de cimento disparar

Segundo a FGV, o IGP-DI caiu de 1,39% em agosto para 1,17% em setembro.

Houve recuo na inflação tanto no atacado como no varejo. No primeiro caso, o destaque foi a queda de 2,23% no preço da carne bovina. No segundo, o recuo de 7,8% no preço do leite.

O Índice de Preços por Atacado (IPA), que faz parte do IGP-DI, registrou aumento de 1,64%. No mês anterior, a taxa alcançou 1,96%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) registrou taxa de variação de 0,23%, abaixo da apurada no mês de agosto, de 0,42%.

Nos preços ao consumidor, também foi destaque a queda no preço dos laticínios (-1,35%) e hortaliças e legumes (-3,24%). Outros itens apresentaram inflação menor: panificados e biscoitos (de 1,37% para 0,21%) e carnes bovinas (de 2,93% para 1,64%).

Além dos preços no atacado e no varejo, o IGP-DI é formado pelos gastos com construção civil, único grupo que apresentou alta em setembro. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação de 0,51%, acima do resultado do mês anterior, de 0,26%. O destaque de alta foi o preço do cimento, que subiu 5%.

No ano, a alta do IGP-DI já soma 4,44%. Em 12 meses, a inflação acumulada é de 6,16%.

Fonte: G1 Globo



Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu