GESTÃO POR COMPETÊNCIAS – O FUTURO DE SEUS RESULTADOS NAS PESSOAS – APAS – Associação Paulista de Supermercados

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS – O FUTURO DE SEUS RESULTADOS NAS PESSOAS


Categoria: PROGRAMA ESPECÍFICO

Recursos Humanos

Carga Horária: 8 horas

OBJETIVO

Apresentar a importância do mapeamento de potencial e competências dos candidatos e colaboradores, alinhando e otimizando as estruturas de pessoal aos objetivos de resultados a curto, médio e longo prazo do negócio. Contribuir com ferramentas para diagnosticar e analisar o potencial e as competências individuais e grupais dos profissionais.

Três de seus benefícios para os profissionais, empresas e gestores são:
1. Descobrir e reter talentos, resultante da identificação do potencial e competência dos profissionais da organização.
2. Facilitar o processo de feedback aos profissionais, baseando-se em informações sólidas, auxiliando-as no caminho para o autodesenvolvimento.
3. Estabelecer um plano de desenvolvimento profissional, promovendo o autoconhecimento, a motivação e a satisfação dos profissionais.

METODOLOGIA

Somadas as atividades usuais: vídeos, cases, jogos, dinâmicas, caderno de exercícios, textos, vídeo aulas em grupos de discussão fechados, promovendo, mesmo após o período em sala a importante ação de “fricção”: validação, retenção e multiplicação do conteúdo ministrado.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de RH, ou ligados aos processos gestão de RH e gestão estratégica.

APRESENTAÇÃO

O curso será ministrado por Carla Diegues

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Iniciando nossa trilha alinhando conceitos
• O que são Competências
• Gestão por Competências, porque e para que?
• Subsistemas da Gestão por Competências
• Benefícios da Gestão por Competências para empresa, colaboradores, clientes, etc.
• Definição das Competências Organizacionais

2) Mapeamento de Competências Organizacionais
• Indicadores de Competências Organizacionais
• Identificando as competências significativas para as estratégias da empresa
• Para que servem as Competências Organizacionais
• Como e porque disseminar para a Empresa suas Competências Corporativas.
• Mapeamento do Perfil de Competências dos Cargos ou Funções

3) Ferramentas de Seleção por Competências
• Entrevista Comportamental com foco em Competências
• Técnica da Entrevista Comportamental
• Como construir Entrevista por Competências personalizada para o Perfil de cada cargo ou função.
• Como mensurar Entrevista Comportamental.
• Jogos com foco em Competências: como extrair os melhores resultados em seleção através dos Jogos

4) Ferramentas de Avaliação por Competências

• Como construir o Medidor de Competências personalizado para cada Cargo
• Como mensurar o Medidor de Competências – Dashboard
• Avaliação como ferramenta de desenvolvimento de competências na Gestão de Pessoas
• O papel do Gestor na avaliação de performance e no desenvolvimento de competências das equipes
• Como preparar o Gestor para ser o Um “Coach Avaliador”
• Como preparar a equipe para tirar bons proveitos da avaliação.



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