RELAÇÃO CONSUMERISTA ANTE A FISCALIZAÇÃO
Categoria: PROGRAMA DE GESTÃO
GESTÃO DE LOJACarga horária: 08 Horas
OBJETIVO
Os participantes receberão informações sobre regulamentação nas
atividades próprias dos supermercados, com ênfase no Código de Defesa
do Consumidor e na atuação de órgãos fiscalizadores.
METODOLOGIA
A metodologia será caracterizada por apresentação oral acompanhada por
projeção de slides para uma melhor e mais agradável apreensão do
conteúdo. Serão estimulados depoimentos e questões por parte dos
participantes com o intuito de socializar o aprendizado de experiências e
situações concretas.
PÚBLICO-ALVO
O curso é voltado a profissionais, gestores ou não, líderes, repositores,
gerentes e proprietários de supermercados e empresas do ramo comercial
varejista.
APRESENTAÇÃO
O curso será ministrado pelo Dr. Carlos Alberto Estracine.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Da Política Nacional das Relações de Consumos: Fornecedor, Produto e Serviço.
- Da Qualidade Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação de Danos: Consumidor e dos Direitos Básicos do Consumidor.
- Como se dá a Fiscalização: No Estabelecimento, Infrações às Normas de Proteção e Defesa do Consumidor, Fiscalização do Procon nos Supermercados e Carne Moída.
- Processo Administrativo Sancionatório (instrumentos fiscalizatórios): Auto de Constatação, Auto de Apreensão, Auto de Notificação e Auto de Infração.
- Sanções Administrativas: Da Apreensão e Destruição, da Contrapropaganda, da Suspenção de Fornecimento de Produtos ou Serviços e da Suspensão temporária da Atividade.
- Das Multas
- Fiscalização Orientadora – Dupla Visita: Base Legal, Critérios para Aplicação de Dupla Visita, Classificação das Infrações ao Código de Defesa do Consumidor, Procedimentos para a Realização da Dupla Visita e Fiscalização Orientadora Sem Diligência.
- Nota Fiscal Paulista: Da Fiscalização, Do Julgamento e do Recurso.
- O Compliance Consumerista e a Criação de um Mercado Ético e Produtivo.