ROTULAGEM DE ALIMENTOS – PROCEDÊNCIA, IDENTIFICAÇÃO E GARANTIA DA RASTREABILIDADE DOS ALIMENTOS - APAS - Associação Paulista de Supermercados

ROTULAGEM DE ALIMENTOS – PROCEDÊNCIA, IDENTIFICAÇÃO E GARANTIA DA RASTREABILIDADE DOS ALIMENTOS


Categoria: PROGRAMA DE GESTÃO


Carga Horária:08 horas

Objetivo

Adequar a rotulagem de alimentos com as informações obrigatórias, garantindo a rastreabilidade de origem dos alimentos,  procedência e as identificações de toda a cadeia do competência de supermercados. Preparar as seções de recebimento de alimentos, armazenamento, pré-preparo, preparo, fracionamento e exposição de venda, de alimentos secos, matéria prima e perecíveis em geral.

Metodologia

Exposição dialogada, amostragens de diferentes modelos de rótulos de identificação dos alimentos, elaboração prática das fichas técnicas e dinâmicas de grupo para apresentação dos conceitos aprendidos.

Público-Alvo

Proprietários, Gerentes de Supermercados, Gerentes de Seções (Lideres/Encarregados de Setores), Açougueiros, Balconista de Carnes, Peixeiros, Balconista de Frios, Padeiros, Confeiteiros, Cozinheiras, Recebimento e Nutricionistas.

Apresentação

O curso será ministrado por Fernando Ribeiro.

Conteúdo Programático

  • Apresentação;
    a. Conceitos;
    b. Sensibilização e Conscientização;
  •  Introdução:
    a. Necessidade da Manutenção da Garantia da Procedência de Alimentos;
    b. Legislação para Rotulagem;
  • Informações Obrigatórias para os Rótulos de cada Grupo Alimentar:
  • Critérios para Definir os Prazos de Validade:
  • Elaboração do Modelo de Rótulo de Identificação e Procedência de Alimentos: alimentos industrializados, a procedência de alimentos de origem animal e as identificações de alimentos de fabricação própria e fracionados embalados ou a granel
  • Aplicação prática nas rotinas de supermercados.


menu
menu