CEAGESP lança Programa de Rotulagem de Frutas e Hortaliças frescas - APAS - Associação Paulista de Supermercados

CEAGESP lança Programa de Rotulagem de Frutas e Hortaliças frescas

Diversas autoridades estiveram presentes na abertura da série de eventos temáticos do Dia Mundial da Alimentação da CEAGESP, em 16 de outubro, no Auditório Nelson Loda. O objetivo foi debater a importância de rotular produtos frescos e dar início a uma campanha interna que estimule essa prática entre os permissionários.

Na ocasião, Anita Souza Dias Gutierrez, chefe da seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP, lançou o Programa de Rotulagem de Frutas e Hortaliças frescas e proferiu palestra sobre o tema. Segundo ela, a legislação determina que em todo rótulo deve constar informações básicas sobre produtos agrícolas, a fim de prestar contas sobre suas origens, lote, peso, data de embalamento, entre outras características. Tal processo abrange toda a cadeia, que se inicia com o produtor, passa por revendedores e órgãos reguladores, e termina no consumidor final.

Na cerimônia de abertura do evento estiveram presentes Jamil Yatim, diretor administrativo e financeiro da CEAGESP; José Pinheiro de Souza, diretor presidente do SINDICAR (Sindicatos dos carregadores do CEAGESP); José Coringa Bezerra, residente SINCAESP (Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado de São Paulo); Carlos Eduardo Haieke, presidente da APESP (Associação dos Permissionários do Entreposto de São Paulo), João Tadeu Pereira, diretor do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Roberto Borges, gerente Jurídico da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

O programa

O Programa de Rotulagem da CEAGESP tem como objetivo impulsionar a adoção da rotulagem, na qual cada produtor, atacadista, varejistas e donos de restaurante responde pela obediência às exigências legais de rotulagem dentro do seu estabelecimento, devendo estar preparado para uma possível fiscalização e podendo ser punido pelos órgãos de fiscalização – Vigilância Sanitária, Ipem, Ministério da Agricultura – pela ausência ou preenchimento incorreto do rótulo. De acordo com o programa, o empilhamento do produto na gôndola deverá ser substituído pela exposição feita com a caixa do produtor, contendo todos os dados.

Palestra de Alexandre Momesso

No dia 30 de outubro, às 14 horas, o médico sanitarista Alexandre Momesso – integrante do Comitê de Segurança Alimentar da APAS e professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – também palestrará sobre o tema do evento: “Rotulagem – Qualidade e Segurança Alimentar e Nutricional”.

Acesse aqui a íntegra do Programa de Rotulagem de Frutas e Hortaliças Frescas.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu