Comitê de RH reúne associados na sede da APAS - APAS - Associação Paulista de Supermercados

Comitê de RH reúne associados na sede da APAS

O Comitê de Recursos Humanos da Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu-se nesta quarta-feira (4 de setembro), na Sede da Associação, em São Paulo, para abordar a importância da mensuração, utilização de indicadores (BSC) e definição do plano estratégico no que tange à gestão de pessoas nas lojas. O objetivo é proporcionar um ambiente de satisfação dos colaboradores, que, por consequência, reduzirá o turnover e resultará em um melhor atendimento aos clientes.

Sob o tema “RH Estratégico”, a consultora Celia Plothow abordou diversas temáticas e indicadores que auxiliam os colaboradores e líderes de equipes no melhor entendimento acerca da importância deste setor à empresa, bem como o consequente alinhamento das ações visando o melhor atendimento e, assim, o incremento nos resultados.

“Para resumir, trouxemos dois recados importantes: a importância do departamento de RH atuar alinhado à estratégia da empresa (seja por loja ou levando-se em consideração toda a rede) e garantir um bom clima de trabalho aos colaboradores, que, satisfeitos, atenderão os clientes de forma mais adequada”, afirmou a palestrante Celia Plothow.

Segundo ela, uma das formas de mensurar a satisfação dos colaboradores está diretamente relacionada a uma “Pesquisa de Satisfação”, cujos resultados e indicadores devem ser transformados em ações práticas. “Não adianta ter os resultados em mãos e não tomar as devidas providências. Mesmo que no atual momento seja inviável tornar possível o desejo dos colaboradores, é imprescindível que eles recebam um feedback e os esforços para melhorias”, completou.

A visão dos participantes

Winy Zaine, que desde outubro do ano passado trabalha na área de RH da rede Yamauchi, foi escolhida pela gerente do departamento para participar da reunião do Comitê de RH. A jovem de 18 anos, que foi aprendiz do Programa Vaga Certa da APAS em 2011 (leia mais aqui – https://portalapas.org.br/m5_noticia.asp?cod_noticia=14212&cod_pagina=1222&categoria=), ficou satisfeita com o aprendizado. “Foi importante aprender um pouco mais sobre a parte teórica e, assim, entender o tema para colocar os conceitos em prática”, contou.

O diretor comercial da rede Laranjão (que conta com nove lojas nas cidades de São José do Rio Preto, José Bonifácio e Bebedouro), Lauro César Gonçalves Bianchi, ressaltou os indicadores e conceitos de eficiência e eficácia, a fim de garantir o alinhamento entre o departamento de RH e o planejamento estratégico da empresa. “Depois de tudo que vimos aqui e como somos uma rede menor, creio que cada loja deva absorver os conceitos de RH, cujo objetivo é garantir a melhor gestão de pessoas”, disse. “O tema é tão importante que fiz questão de estar presente”, concluiu Bianchi.

O encontro contou com a presença de 38 profissionais, representando os seguintes supermercados associados: Carrefour, Pague Menos, Irmãos Russi, Irmãos Lopes, Casa Negreiros, Varandas, Hirota, Bergamais, Yamauchi, Okamura, Shibata, Enxuto, Laranjão, Confiança, Coocerqui, Oxan Atacadista, Barbosa, Super Vip e Rossi.

Sobre o Comitê
O Comitê de RH da APAS tem uma agenda trimestral de reuniões. O objetivo é proporcionar condições para a capacitação profissional dos colaboradores alinhados à demanda do mercado. Além disso, o Comitê discute processos de mudança que promovam o desenvolvimento pessoal e profissional para atrair e reter talentos no setor. A próxima reunião do Comitê acontece na segunda quinzena do mês de novembro. Programe-se e acompanhe em breve mais detalhes no Portal APAS.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu