Prezados Associados,
O setor vem sendo altamente demandado para abastecimento da população em razão do COVID-19.
É o momento para nos organizarmos e adotarmos algumas providências para garantirmos a saúde de nossos colaboradores e dos consumidores, prestando nossos serviços essenciais à população.
Para isso recomendamos:
1º O controle de entrada de pessoas nos supermercados
Essa medida ajuda a evitar proximidade entre as pessoas e, com isso, evitar possível contágio. Sugerimos que esse controle seja feito com base em 1 pessoa a cada 20m² de área de venda (considerada nessa hipótese como área bruta interna da loja sem descontar os balcões, gôndolas e check outs e similares). Essa proporção é um parâmetro sugerido, cada supermercado pode supervisionar e tomar medidas com parâmetros diferentes conforme sua realidade. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas.
Caso o número de clientes simultâneos,ultrapasse o limite definido e haja necessidade de formação de fila externa, se possível, tome cuidado para que o local de espera, seja adequado ao cliente.
2º Que as pessoas mantenham distância mínima umas das outras.
Também para evitar o possível contágio, é necessário que haja distância segura das pessoas na loja e também nas filas. A distância mínima segura deve ser de 1 metro entre as pessoas. Marcações no solo com a distância são uma boa alternativa para colocar em prática essa medida.
3º Orientar consumidores para que somente uma pessoa da família efetue as compras.
Essa ação visa conscientizar o consumidor sobre a necessidade de que menos pessoas estejam em um mesmo lugar ao mesmo tempo. Com isso garantimos menor número de pessoas simultâneas nos supermercados e que a população possa ser abastecida com consciência.
4º Orientar que idosos e pessoas no grupo de risco evitem fazer as compras presencialmente nas lojas.
Também uma ação de conscientização. Principalmente pessoas acima de 60 anos e gestantes devem se manter afastadas nesse momento para garantir sua saúde, por isso é importante que tenham canais alternativos para suas compras e que recebam essas compras em casa, como por exemplo e-commerce, telefone, whatsapp.
5º Orientar que pessoas não levem crianças às lojas.
No mesmo sentido do item anterior, é importante conscientizar os consumidores para que não levem crianças às lojas nesse momento, evitando expô-las a riscos. O Estatuto da Criança e do Adolescente, inclusive, assegura que elas não estejam em ambiente inadequado e, nesse momento, qualquer aglomeração de pessoas é um ambiente sujeito a isso.
Vamos juntos por em prática essas medidas, contribuindo para demonstrar ainda mais o valor do setor para sociedade e garantir nossa operação.
Baixe AQUI cartaz com essas orientações para compras seguras.