Consultas ao SCPC crescem 7,3% em novembro - APAS - Associação Paulista de Supermercados

Consultas ao SCPC crescem 7,3% em novembro

O número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou crescimento de 7,3% em novembro deste ano sobre o mesmo mês de 2006. As consultas ao UseCheque, que indicam as vendas à vista, cresceram 7,1% no mesmo período.

Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, os feriados prolongados de novembro acabaram tendo efeito positivo para o varejo. “Na comparação com outros feriados, um menor número de pessoas deixou a cidade e muitas foram às compras, talvez até antecipando um pouco o Natal”, analisa.

Alencar Burti estima que dezembro também deve ser um bom mês para o comércio em geral, uma vez que os fatores que têm impulsionado as vendas, como o crédito, a queda dos juros, os prazos mais longos do crediário e a melhora do emprego e da renda continuam ocorrendo, somados às fortes promoções do varejo. 

Inadimplência

O presidente da ACSP explica que o aumento do número de registros recebidos (dívidas incluídas) no cadastro de inadimplentes do SCPC, de 11,8% em novembro de 2007 ante novembro de 2006, indica crescimento da inadimplência e serve de alerta para o mercado. Ele analisa, entretanto, que o crescimento maior do número de registros cancelados (dívidas excluídas), de 12,2% no mesmo período, demonstra o grande empenho dos consumidores em regularizar seus débitos para se habilitarem a novas compras.

Alencar Burti espera que na próxima reunião do Copom, marcada para esta semana, seja dada continuidade ao processo de queda da taxa Selic, uma vez que as pressões inflacionárias verificadas nos meses anteriores continuam sob controle.

Fonte: ACSP


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu