Consumidor paulistano fica mais otimista em setembro – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Consumidor paulistano fica mais otimista em setembro

O nível de confiança do consumidor aumentou em setembro na cidade de São Paulo, conforme informou hoje a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). No período, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apurado pela entidade atingiu 132,3 pontos, com alta de 1,2% sobre agosto. Apurado mensalmente, o indicador varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

O ICC subiu neste mês porque um dos dois indicadores que o compõem, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), puxou o resultado positivo, apresentando alta de 3,5% no período, com 141,8 pontos. Na direção oposta, mas com menos intensidade, o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC) apresentou queda de 0,4% e chegou a 126 pontos.

A elevação de 3,5% no ICEA, que avalia a percepção do consumidor quanto ao seu momento presente, se deu principalmente em função da alta na confiança do público masculino (5,9%) e dos consumidores com menos de 35 anos (3,7%). No corte por renda, tanto os com mais rendimentos como os com menos rendimentos apresentaram uma elevação na confiança de 3,4%.

Já a queda de 0,4% no IEC, que avalia a expectativa dos consumidores para o futuro, foi provocada principalmente pela insatisfação dos consumidores com mais de 35 anos (-4,9%), além das mulheres (-2%) e dos que tem renda inferior a 10 salários mínimos (0,5%).

Na análise da Fecomercio, a previsão é que o ICC apresente variações discretas em outubro, diante dos crescentes números da inflação, sobretudo nos produtos alimentares.

 Fonte: O Globo Online


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu