Dia Mundial da Alimentação 2013: tema definido

O Dia Mundial da Alimentação 2013, celebrado em 16 de outubro, já tem o tema definido: a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) escolheu os “Sistemas Alimentares Saudáveis” para encabeçar as discussões, que tem por objetivo a conscientização dos países acerca das questões importantes que envolvem a segurança alimentar e nutricional em todo o mundo.

O tema deste ano propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente, levando-se em consideração uma série de etapas do processo que envolve os alimentos – desde a plantação à colheita, do processamento às embalagens e do transporte até as prateleiras de comercialização. A ideia é simples: mostrar o “caminho” da comida que chega à nossa mesa, que, em via de regra, integra diversas fases com a utilização de muita água e proporciona a criação de gases de efeito estufa, o que afeta as plantas e animais do ecossistema.

Clique aqui para mais informações sobre o Dia Mundial da Alimentação.

Fórum Mundial por Produtos e Alimentos Mais Saudáveis

A Feira APAS 2014, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de maio do próximo ano, sob o tema “CONFIANÇA”, abrigará o “Fórum Mundial por Produtos e Alimentos Mais Saudáveis” que reunirá setores de produção e distribuição com o objetivo de estabelecer diretrizes de políticas públicas para o estímulo de hábitos saudáveis de alimentação. O anúncio foi feito durante a Feira APAS 2013, em maio passado.

Na ocasião, outro tema bastante recorrente para ser tratado passa pelo rastreamento dos produtos, que garante a procedência dos mesmos e, assim, proporciona mais segurança a todos os envolvidos no processo de compra e venda. Neste caso, vale ressaltar o Projeto RAMA (saiba mais sobre este projeto aqui), que, criado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), visa rastrear e monitorar, principalmente, o uso de agrotóxicos nas frutas, verduras e legumes (FLV) comercializados pelas mais de 80 mil lojas do setor, espalhadas por todo o país.

Fonte: FAO Brasil


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu