Dia Nacional do Voluntariado – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.

Algumas empresas de contact center são exemplos de engajamento. Os funcionários da SPCOm participam voluntariamente do programa de arrecadação de recursos para a AACD. O call center é responsável por toda a operação de atendimento telefônico do Teleton.

 

A parceria acontece há três anos, e se repetirá novamente agora em outubro. No ano passado, quatro mil voluntários trabalharam durante 27 horas. O saldo foi positivo: 2,3 milhões de reais arrecadados para a instituição.

Para atender ao grande volume de ligações, a central começa a se preparar com quatro meses de antecedência, recrutando os atendentes voluntários (que trabalham em turnos de 6 horas) e estimulando a equipe com as visitas de grupos artísticos formados por deficientes da AACD e pelas celebridades apoiadoras da campanha. Também é criado um forte suporte tecnológico para o atendimento das chamadas, integrado com a estrutura de telefonia e com a empresa responsável pela emissão e validação da conta corrente e cartão de crédito do doador.

Na Voxline, várias iniciativas são oportunidade para incentivar o voluntariado. Segundo Cristina Leite, coordenadora de Recursos Humanos da Voxline, são muitos os agentes que se cadastram para a entrega do que foi arrecadado em campanhas, como as de brinquedos, agasalhos, cestas de natal e alimentos. Todas as campanhas têm a participação voluntária de nossos colaboradores que se reúnem em grupos para entrega das doações nas instituições escolhidas. Esses grupos se revezam dando a chance para que todos participem, conta Cristina.

Pensando em reconhecer o trabalho dos colaboradores que atuam como voluntários dentro e fora da empresa, a Dedic criou em 2006 o Prêmio de Reconhecimento ao Trabalho Voluntário. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura do voluntariado, a conscientização sobre as oito metas do milênio e, principalmente, ressaltar a importância da continuidade das ações apresentadas.

O destaque da primeira edição do Prêmio foi a colaboradora Diva Gonçalves Malaquias, que desenvolveu um trabalho de auxílio aos moradores de rua. Como reconhecimento, a Dedic entregou uma placa de homenagem no site da Av. Paulista.

Até o fim do ano, a Dedic pretende implementar um programa sustentável de voluntariado e realizar a segunda edição do Prêmio de Reconhecimento ao Trabalho Voluntário. Também está previsto o almoço de Natal para cerca de 200 famílias do projeto RECRIFRAN, no qual voluntários da Dedic organizarão atividades recreativas e culturais além da entrega de brinquedos para aproximadamente 150 crianças.

 
Fonte: Consumidor Moderno 

Compartilhe na Rede!

Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu