Com o intuito de incentivar o distanciamento social, diminuir a circulação de pessoas e tentar frear o avanço do novo coronavírus, o governo do estado de São Paulo antecipou os feriados de Corpus Christi, Consciência Negra e Revolução Constitucionalista, declarando ainda a sexta-feira entre esses feriados, como ponto facultativo. A medida não funcionou como esperado, mas teve outras consequências, como para o mercado de e-commerces, como apontou um levantamento da Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem resultados.
A empresa analisou o comportamento dos consumidores virtuais da capital e das cidades vizinhas que aderiram ao feriado, e registrou o crescimento de visitas para algumas categorias, como bebidas (+140%), moda e acessórios (+38%), multicategoria (+53%), outras com redução, que é o caso de casa e construção (-19%), beleza (-8%), eletrodomésticos e eletroportáteis (-11%). Já em relação à taxa de conversão, as áreas que mais cresceram foram bebidas (+54%) e eletrodomésticos e eletroportáteis (+16%), enquanto Beleza (-23%) e Casa e Construção (-56%) tiveram queda. O estudo é comparado com a performance dos resultados alcançados na semana anterior.
Contudo, o comportamento que não mudou muito foi distribuição das visitas das lojas virtuais ao longo dia. O mesmo aconteceu em relação ao uso do computador (desktop) ou dispositivos móveis, como celular, o que revela que os clientes mantiveram os hábitos, recorrendo aos sites nas mesmas horas de sempre. Já nas conversões, o pico que anteriormente ocorria às 20h, passou para às 18h.