GVcev discute o tema de redes sociais no varejo – APAS – Associação Paulista de Supermercados

GVcev discute o tema de redes sociais no varejo

O Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (GVcev) promoveu nesta quinta-feira (27 de junho), no Salão Nobre da FGV-EAESP, em São Paulo, o seminário “Redes sociais e varejo: tendências e casos de sucesso”. Voltado a diretores, gerentes e profissionais do varejo, bem como fornecedores e demais pessoas interessadas no tema, o evento abordou a importância das redes sociais como disseminadora de informações e ferramenta de comunicação nas empresas varejistas. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) foi uma das entidades apoiadoras do encontro.

Conduzido pelo professor Leopoldo Antunes, da FGV-EAESP, o evento contou com dois blocos: o primeiro, “Mídias sociais como fonte de informação valiosa para o negócio varejista”, foi discutido entre os palestrantes Manoel Fernandes, jornalista da consultoria Bites; Maria Carolina Zanette, doutoranda da FGV-EAESP; e Marcio Borges Malta, da empresa Buscapé. Já o segundo bloco, “Redes sociais : casos de sucesso”, foi apresentado por Claudia Sciama, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil, e Frederico Trajano, diretor executivo de Vendas e Marketing do Magazine Luiza.

O jornalista Manoel Fernandes, que também integra o GVRedes – Núcleo de Comunicação e Marketing de Redes Sociais Digitais da FGV, apresentou uma pesquisa de análise de perfis no Twitter das cinco maiores redes de supermercados do país – Carrefour, Walmart, Zaffari, Pão de Açúcar e GBarbosa – feita entre os dias 1º e 23 de junho deste ano pela empresa Bites. Neste período, houve 16.536 tweets de perfis que falaram sobre as marcas dessas companhias, postados em um computador, em casa, ou no supermercado, no momento das compras, por meio de dispositivos móveis (celular ou tablet). Caixa, fila, espera, preço e promoção foram os assuntos mais comentados.

O estudo também analisou as páginas que estes perfis mais visitam; um exemplo deu-se com os consumidores do GBarbosa, que também visitam o site do governo de Sergipe. “A maioria dos perfis falou sobre um determinado produto, se é bom ou caro, por exemplo. Um perfil que posta um comentário dizendo que o produto é caro pode nos indicar um sinal de inflação”, disse Fernandes.

A palestrante Claudia Sciama, do Google Brasil, mostrou diversos cases de sucesso de empresas que constroem nas redes sociais conteúdos que entretêm, educam ou inspiram seus consumidores, buscando o engajamento social. As varejistas de moda Forever 21 e Walmart (EUA), Asos (Inglaterra), e C&A (Brasil) foram alguns dos exemplos citados.

Já Frederico Trajano, do Magazine Luiza – uma das maiores redes varejistas do país –, apresentou o case Magazine Você (www.magazinevoce.com.br), modelo de negócio lançado há cerca de um ano que permite que os consumidores sejam donos de lojas online, no Facebook ou no Orkut, onde estão seus amigos, e recebam comissão em cada produto vendido.

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