Índices APAS ganham credibilidade na mídia

Sempre atualizada com a realidade do mercado e do setor supermercadista e em sintonia com a situação econômica e política do País, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) criou indicadores de desempenho que já se tornaram referência no segmento do Estado de São Paulo, conquistando credibilidade na imprensa de todo o País.

Em 1994, ano de implantação do Plano Real, surgiu o Índice de Preços de Supermercados (IPS), calculado pela APAS e FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que acompanha as variações relativas de preços praticados no setor ao longo dos meses. O indicador é composto por 225 itens pesquisados em cinco categorias: produtos semielaborados, industrializados, in natura, bebidas, artigos de limpeza e de higine e beleza.

“O IPS, medido em conjunto com a FIPE, surgiu no ano de 1994 na gestão do presidente Omar Ahmad Assaf, e hoje representa um instrumento útil aos supermercadistas na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos”, lembra o presidente da APAS João Galassi. Ele ressalta que o IPS-APAS FIPE tem sido um fator preponderante para o controle da inflação. “Desde o Plano Real, o IPS variou 123%, contra 235% do IPC Fipe e 446% do IPA-FVG”, completa.

Já em 1997 foi criado o Índice de Vendas de Supermercados (IVS) a fim de acompanhar a evolução do faturamento do setor ao longo do tempo, servindo de base para comparação entre o desempenho do mercado como um todo e das empresas. Hoje, ele é fonte do setor e divulgado nos principais veículos de comunicação do Brasil, como as revistas Exame e Isto É Dinheiro, e em jornais de circulação nacional, regional e local.

Criação da Diretoria de Economia e Pesquisa

Com a missão de estruturar esses dados e documentar as informações do setor, assim como o trabalho realizado pelos supermercadistas, foi criada em 2010 a Diretoria de Economia e Pesquisa. O diretor Martinho Paiva Moreira comprova, portanto, o avanço alcançado pelo setor. A partir da contratação do economista Rodrigo Mariano, em abril de 2011, também houve o desenvolvimento e a estruturação do departamento, servindo de apoio na comunicação com a imprensa e subsídio às demandas internas da entidade.

Além do IPS e do IVS, o departamento de Economia e Pesquisa realiza a Pesquisa de Confiança dos Supermercados, a Pesquisa de Emprego e estudos “customizados” para avaliar o setor, como a pesquisa salarial e tendências de consumo. “Todos esses estudos feitos pelo diretor Martinho Moreira e pelo gerente da área Rodrigo Mariano possibilitam a APAS ser hoje uma referência para os jornalistas que buscam dados do setor relativos ao Estado de São Paulo”, diz o presidente João Galassi.

Um dos projetos mais esperados é o Censo do setor supermercadista, a ser lançado nos próximos meses, que possibilitará o atendimento aos associados de maneira a satisfazer as particularidades existentes entre as regiões do Estado e os perfis de empresas. “Trata-se de um levantamento de todos os estabelecimentos supermercadistas do Estado, contendo perfis, características e desempenhos. Desta maneira, conseguimos expor ao mercado a relevância do setor para a economia estadual e nacional”, afirma o diretor Martinho.

Acesse aqui a notícia sobre a inflação no Brasil, divulgada pela Revista Exame em 5 de setembro deste ano

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