Intenção de consumo das famílias tem alta em São Paulo - APAS - Associação Paulista de Supermercados

Intenção de consumo das famílias tem alta em São Paulo

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela FecomercioSP, subiu 0,5% em novembro, ante outubro, quinta alta consecutiva. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 13,1%, segundo a entidade. Com isso, o indicador registrou 73,9 pontos no mês, o maior patamar desde julho de 2015. Os destaques de novembro, ao contrário do que ocorreu nos meses anteriores, foram os itens relacionados ao momento atual.

As maiores elevações no comparativo mensal foram o Nível de Consumo Atual, que passou dos 40,6 pontos para 42,4 pontos, alta de 4,5%, no comparativo mensal e o item Emprego Atual, que subiu 1,3% e atingiu os 98,6 pontos. A grande maioria dos paulistanos, segundo a entidade, ainda está gastando menos em relação ao ano passado e, portanto, a alta do índice no mês deve ser entendida meramente como uma leve recuperação da insatisfação. Outro destaque, o item Emprego Atual, revelou que os paulistanos também estão menos inseguros nos empregos em relação ao mesmo período do ano passado, com elevação de 8,3%.

Os itens de expectativa de consumo e emprego para o futuro tiveram resultados modestos e até mesmo negativos na comparação mensal, porém, apresentaram expressivos crescimentos em relação ao mesmo período de 2015. O item Perspectiva Profissional caiu 1,1%, na comparação com outubro, e atingiu os 108,1 pontos, alta de 18,4% no contraponto anual. Este é o único item entre os avaliados que está acima dos 100 pontos.

A maioria dos paulistanos prevê uma melhora profissional para o responsável pelo domicílio nos próximos seis meses. O item Perspectiva de Consumo, por sua vez, teve leve alta mensal de 1,2% e chegou aos 68,9 pontos, 51,6% acima do verificado em novembro do ano passado, quando chegou a 45,4 pontos. O item Renda Atual atingiu, em novembro, 82,4 pontos, uma elevação anual de 6,7%.

  Fonte: Valor Econômico

 


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu