Juntos pela luta contra o câncer de mama – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Juntos pela luta contra o câncer de mama

Um mar rosa de pessoas invadiu a orla da praia de Santos para uma causa nobre: A luta contra o câncer de mama. Organizada pelo Instituto Neo Mama, a Caminhada do Outubro Rosa contou com apoio da APAS e a presença de supermercadistas, caso do vice-diretor da Regional Baixada Santista, Carlos Varandas, e de sua esposa Júlia Varandas, representante da diretoria de Responsabilidade Social junto à região.

“Temos que fazer nossa parte e alertar as pessoas sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama”, afirmou Júlia Varandas.

A APAS fortalece a Campanha junto aos associados por meio dos canais de comunicação internos e externos. A partir do dia 1º de outubro, duas faixas foram estendidas na faixada da Sede, em São Paulo, e um e-mail foi enviado aos associados supermercadistas com o material gráfico para divulgação da campanha em suas lojas.

As mídias sociais também trazem informações acerca da campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas).

Mais sobre o movimento
O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, o tipo que mais acomete mulheres, e tem no laço de fita rosa o símbolo que estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento popular internacional tem sua origem ligada aos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro e, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês tornou-se oficial na prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa nos remete à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a corrida é promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, sendo, assim, denominado “Outubro Rosa”. Todas as ações eram – e ainda são – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, sendo que, a fim de sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos. Adiante, surgiram outras ações focadas no Movimento, tais como corridas e desfiles de moda com pessoas que venceram a doença.

Já a ideia de iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, de rosa, surgiu posteriormente – embora não haja uma informação oficial do período ao certo. Entretanto, vale frisar que o mais importante é a disseminação do Movimento em torno do mundo, sendo que tal ação assume um papel importante de “leitura visual” da causa, compreendida por todos. Para mais informações, acesse o site http://www.outubrorosa.org.br.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu