Mundo joga fora um terço dos alimentos que produz por ano

Segundo um novo estudo do World Resources Institute (WRI), em parceria com o Programa Ambiental das Nações Unidas (Pnuma), a cada ano 1,3 bilhão de toneladas de alimentos vai parar no lixo em todo o mundo. Em suma, um terço de toda a comida produzida pelo sistema agrícola global está sendo perdida. O documento mostra que mais da metade dos alimentos desperdiçados na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália ocorre na fase do consumo.

Já nos países em desenvolvimento, cerca de dois terços da comida é perdida após a colheita e armazenamento. Esses dados representam um sério desafio para a capacidade do planeta de reduzir a fome mundial e ainda satisfazer as necessidades alimentares de uma população global em rápida expansão.

Neste contexto, o estudo propõe o desenvolvimento de um “protocolo de perdas de alimentos e geração de resíduos”, ou seja, um padrão global para mensurar e monitorar essas perdas, o que ajudaria as empresas e órgãos dos Governos a unir esforços para reduzir o problema.

Nos Estados Unidos, algumas medidas já foram tomadas. Para reduzir o tamanho das porções e, portanto, a quantidade de alimentos jogados fora todos os dias, algumas universidades americanas deixaram de usar bandejas (esquema prato feito) e introduziu um sistema de “pagar por peso”.

Fonte: Exame.com


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu