Planeta ou plástico: ONU Meio Ambiente, National Geographic e Abstartups promovem debate sobre poluição plástica

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, evento reúne em São Paulo profissionais para discutir o problema e possíveis soluções


No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a ONU Meio Ambiente convida a National Geographic para debater o problema do plástico que toma conta do planeta. O diálogo será recebido pelo Comitê Cleantech da Abstartups, no auditório do Cubo Itaú, espaço de coworking do Itaú, em São Paulo, a partir das 18:30.

Ao divulgar a capa da edição de junho, a revista National Geographic causou grande reação nas redes sociais trazendo a impactante imagem de uma sacola plástica em formato de iceberg seguida da informação de que “8 milhões de toneladas de plástico chegam até os oceanos todos os anos – e isso é só a ponta do iceberg”. A revista chega às bancas em meio às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente que, esse ano, trata do tema da poluição plástica.

Para a ONU Meio Ambiente, ter o tema abordado por uma renomada publicação como a National Geographic demonstra que o problema está cada vez mais presente na agenda global. Segundo Denise Hamú, Representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, “A poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. Ela afeta não só o meio ambiente como a saúde das pessoas. Precisamos ter uma mudança de comportamento e visão paraenfrentar esse problema o mais rápido possível”.

As ações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente este ano querem alertar a população mundial e instigar discussões sobre possíveis soluções. Nesse sentido, o evento “Planeta ou Plástico?” contará com apresentações de Fernanda Daltro, gerente de campanhas da ONU Meio Ambiente, que irá falar sobre a campanha Mares Limpos, e da enviada especial da National Geographic, Paulina Chamorro, compartilhando os dados e descobertas da edição internacional.

Em seguida, as palestrantes receberão convidados para falar de soluções: Paulo Pompílio, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados, que falará da redução no consumo de sacolas plásticas na cidade, Fernando Beltrame, da consultoria ambiental Eccaplan, que irá falar sobre as cooperativas e práticas de hotéis e shoppings para reduzir os resíduos, e Felipe Rocha, da startup Oka Bioembalagens, que produz embalagens feitas de amido.

Programação:

  • 18h30 – 19h: recepção dos participantes
  • 19h: Fernanda Daltro, gerente de campanhas da ONU Meio Ambiente, com a palestra “Mares Limpos”
  • 19:20: Paulina Chamorro, enviada da National Geographic, com a palestra “Planeta ou plástico”
  • 19:40: Mesa redonda com palestrantes, Paulo Pompílio, vice-presidente da APAS – Associação Paulista dos Supermercados, Fernando Beltrame, da consultoria ambiental Eccaplan, e Felipe Rocha, da Oka Bioembalagens.

Serviço:

Local: CUBO Itaú – 919, R. Casa do Ator – Vila Olímpia, São Paulo
Horário: 18:30-21h
Link para inscrições: bit.ly/PlanetaouPlastico


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu