Pleito da ABRAS é atendido e Temer assina decreto que beneficia os supermercados

Medida facilita abertura das lojas aos domingos e feriados em todo o País


O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira, 16 de agosto, em cerimônia no Palácio do Planalto, decreto que reconhece os supermercados como atividade essencial. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a medida concede ao setor meios para facilitar a negociação de abertura das lojas nos domingos e feriados.

Segundo o MDIC, o decreto atualiza uma legislação da década de 1940 e era uma demanda do setor. O Ministério informou que, em 2016, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentou o pedido para que garantir o status de atividade essencial.

De acordo com dados da ABRAS, os supermercados representam 83,7% da comercialização de produtos de primeira necessidade. Na visão do presidente da Associação, João Sanzovo, o decreto faz justiça ao setor.

“Desde seu surgimento em 1953, o setor evoluiu, porém, a legislação não acompanhou essa evolução. Agora seremos reconhecidos como atividade essencial que somos. O decreto está fazendo justiça para os consumidores que precisam se abastecer nos feriados e domingos, e tínhamos muitos obstáculos para satisfazer a demanda em alguns lugares do País”.

A APAS foi representada na cerimônia pelo presidente Pedro Celso Gonçalves, e os vice-presidentes Sebastião Edson Savegnago, Omar Abdul Assaf, Roberto Longo, Carlos Ely, Paulo Pompilio, Aurélio Mialich, Antônio Monte, Sérgio Samano e José Eduardo de Carvalho.

Fontes:

http://g1.globo.com/economia/noticia/temer-assina-decreto-que-reconhece-supermercado-como-atividade-essencial.ghtml

http://istoe.com.br/temer-assina-decreto-permitindo-que-supermercados-abram-aos-domingos-e-feriados/

 


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu