Representantes do Programa Mesa Brasil, do Sesc São Paulo, participaram de reunião na Sede da APAS, ocasião em que apresentaram os números referentes ao primeiro semestre de 2017: foram arrecadadas 2,5 mil toneladas de alimentos, que beneficiaram 900 entidades e 162 mil pessoas
Iniciado em 1994 e, desde 2003, replicado em nível nacional, o Programa tem como objetivo recolher alimentos próprios para consumo, porém, que seriam descartados, triá-los e distribuí-los a instituições sociais que necessitam de doações para preparar refeições.
Cerca de 80% do arrecadado é composto por frutas, legumes e verduras, entre bananas, laranjas, mamões, mangas, batatas, tomates, abobrinhas, alfaces, rúculas, repolhos e cebolinhas. Os outros 20% são de arroz, feijão, macarrão, óleo, farinhas (trigo e mandioca), carnes (bovina, frango e peixe), ovos, açúcar, sucos, leite, pães, bolos, biscoitos, geleias, cereais matinais e sorvetes.
Os doadores são: supermercados, mercados municipais, feiras livres, centrais de abastecimento, padarias, confeitarias e indústrias.
As instituições beneficiadas são: creches, abrigos, albergues, casas de convivência, casas de repouso para idosos, casas de atendimento a pessoas com alguma deficiência física ou intelectual.
Números
Quantidade de alimentos arrecadados no ano de 2016: 4,7 mil toneladas
Média mensal de arrecadação de alimentos: 400.000 quilos
Média diária de arrecadação de alimentos: 13.000 quilos
Número de empresas doadoras de alimentos: 700
Número de entidades beneficiadas: 900
Número de pessoas beneficiadas: 162 mil
Número de unidades do Sesc SP que participam do programa: 16
Número de cidades atendidas no estado de São Paulo: 60
Número de veículos que transportam os alimentos no Estado: 40
Número de veículos que transportam os alimentos na cidade de São Paulo: 17
“O Programa Mesa Brasil é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir a fome e o abismo da desigualdade social no País”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor Regional do SESC SP.
Além das 16 unidades do Sesc SP onde atua, o Mesa Brasil conta com um Centro de Captação e Armazenagem do Programa, com uma área construída de 1.614m² totalmente adaptado e adequado para a armazenagem de até 400 toneladas de alimentos, além de frota própria para receber doações em grandes volumes, com uma equipe treinada para melhor distribuição.
Tags: