Programa Mesa Brasil, que tem parceria da APAS, apresenta resultados de arrecadações do primeiro semestre – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Programa Mesa Brasil, que tem parceria da APAS, apresenta resultados de arrecadações do primeiro semestre


Representantes do Programa Mesa Brasil, do Sesc São Paulo, participaram de reunião na Sede da APAS, ocasião em que apresentaram os números referentes ao primeiro semestre de 2017: foram arrecadadas 2,5 mil toneladas de alimentos, que beneficiaram 900 entidades e 162 mil pessoas

Iniciado em 1994 e, desde 2003, replicado em nível nacional, o Programa tem como objetivo recolher alimentos próprios para consumo, porém, que seriam descartados, triá-los e distribuí-los a instituições sociais que necessitam de doações para preparar refeições.

Cerca de 80% do arrecadado é composto por frutas, legumes e verduras, entre bananas, laranjas, mamões, mangas, batatas, tomates, abobrinhas, alfaces, rúculas, repolhos e cebolinhas. Os outros 20% são de arroz, feijão, macarrão, óleo, farinhas (trigo e mandioca), carnes (bovina, frango e peixe), ovos, açúcar, sucos, leite, pães, bolos, biscoitos, geleias, cereais matinais e sorvetes.

Os doadores são: supermercados, mercados municipais, feiras livres, centrais de abastecimento, padarias, confeitarias e indústrias.

As instituições beneficiadas são: creches, abrigos, albergues, casas de convivência, casas de repouso para idosos, casas de atendimento a pessoas com alguma deficiência física ou intelectual.

Números

 Quantidade de alimentos arrecadados no ano de 2016: 4,7 mil toneladas

Média mensal de arrecadação de alimentos: 400.000 quilos

Média diária de arrecadação de alimentos: 13.000 quilos

Número de empresas doadoras de alimentos: 700

Número de entidades beneficiadas: 900

Número de pessoas beneficiadas: 162 mil

Número de unidades do Sesc SP que participam do programa: 16

Número de cidades atendidas no estado de São Paulo: 60

Número de veículos que transportam os alimentos no Estado: 40

Número de veículos que transportam os alimentos na cidade de São Paulo: 17

 “O Programa Mesa Brasil é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir a fome e o abismo da desigualdade social no País”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor Regional do SESC SP.

Além das 16 unidades do Sesc SP onde atua, o Mesa Brasil conta com um Centro de Captação e Armazenagem do Programa, com uma área construída de 1.614m² totalmente adaptado e adequado para a armazenagem de até 400 toneladas de alimentos, além de frota própria para receber doações em grandes volumes, com uma equipe treinada para melhor distribuição.

 


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu