Regional Bauru recebeu três candidatos à prefeitura pela iniciativa APAS Cidadã – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Regional Bauru recebeu três candidatos à prefeitura pela iniciativa APAS Cidadã

Regional Bauru recebeu três candidatos à prefeitura pela iniciativa APAS Cidadã

A APAS realizou na última quinta-feira, 18, a primeira ação da iniciativa APAS Cidadã, em Bauru. Na ocasião, o diretor regional, Emerson Svízzero, recebeu, juntamente com empresários do setor, três dos seis candidatos à prefeitura de Bauru para um bate-papo na Sede da entidade.

O objetivo foi apresentar os principais desafios da cadeia de abastecimento aos candidatos e, em contrapartida, ouvir as propostas dos mesmos. Esta é a primeira vez que a Associação realiza um evento desse porte na cidade.

Os três candidatos foram ouvidos separadamente durante cerca de 1h30. Svízzero abriu o bate-papo, apresentando a eles os dados da regional Bauru: são 141 empresas associadas, totalizando 231 lojas, em 45 cidades. Em 2015, a região de Bauru foi responsável por 2,3% do faturamento do setor supermercadista no Estado, o que equivale a aproximadamente R$ 2,2 bilhões. O setor emprega, aproximadamente, 12 mil colaboradores, o que faz dele uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só em Bauru, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 900 milhões, o equivalente a 40% da região e 0,90% do faturamento de todo o estado de São Paulo.

Em seguida, o responsável pelos Assuntos Regulatórios da APAS, Márcio Lopes, descreveu o objetivo do projeto e a importância dele para a Apas, ressaltando que ele é baseado em quatro pilares: competitividade, diálogo, cidadania e canal de negociação com a administração pública.

A diretoria da APAS fez aos três candidatos as mesmas perguntas sobre: liberação de alvarás, a doação de área pública para a construção da sede da entidade em Bauru, o problema da destinação de lixo dos supermercados – que é custeada pelos próprios empresários e reforçaram, ainda, a necessidade da vigilância sanitária orientar mais as empresas do setor.

Os candidatos

O primeiro candidato a participar foi Clodoaldo Gazzetta (PSD). Ele fez uma breve apresentação do seu histórico político e falou sobre a importância da participação dos empresários nos projetos de desenvolvimento regional.

“Nós vamos precisar da participação dos empresários para fazer Bauru se tornar uma cidade atrativa para investimentos”, salientou. O candidato ressaltou também que não é a favor da privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e que Bauru precisa de uma gestão mais participativa dos diversos setores da sociedade.

O segundo participante do projeto foi o candidato Renato Purini (PMDB). Ele comentou sobre alguns de seus projetos de governo, entre eles, o de construir um paço municipal na Avenida Nações Norte, região que precisa impulsionar seu desenvolvimento. Purini sugeriu aos empresários que criem já uma Comissão para ser mais atuante junto ao governo municipal.

“O caminho para isso é pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento – Cadem”, disse.

Por fim, o candidato Raul Gonçalves de Paula (PV) esteve reunido com os empresários e destacou, entre outras coisas, a importância de se ouvir os mais diversos setores da sociedade para fazer um governo mais justo e participativo.

“Não tem como não ser parceiro de um segmento tão representativo como o de supermercados”, frisou.

Iniciativa

Denominada APAS Cidadã, a iniciativa faz parte de uma série de ações que visam estimular o debate sobre todos os elos da cadeia de abastecimento e influenciar questões importantes para o setor, como redução da carga tributária, incentivos fiscais, desenvolvimento urbano, mobilidade urbana, projetos públicos e socioambientais, desburocratização de processos, entre outros.

A série começou em julho na capital paulista com os até então pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Durante os meses de agosto e setembro, o projeto se estenderá para as demais 13 cidades distribuídas em todo o Estado em que a APAS possui regionais, como Campinas, Santos, São José dos Campos, Bauru e Sorocaba, promovendo encontros entre os empresários locais e os candidatos à prefeitura desses municípios ou cidades vizinhas.

 

Compartilhe na Rede!

Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu