No período de 06 a 13 de setembro, a APAS promoveu, na Sede da entidade, em São José dos Campos, encontro entre associados e três candidatos à prefeitura da cidade: Shakespeare Carvalho (PRB), Felício Ramuth (PSDB) e Carlinhos Almeida (PT).
O diretor da APAS Regional Vale do Paraíba, Marcelo Torres, ficou satisfeito com os encontros. “Nosso objetivo de abrir um canal de diálogo entre o setor e o poder público foi concluído com êxito. A iniciativa da APAS foi muito positiva, pois além de promover a aproximação com os candidatos, nós também tivemos a oportunidade de explicar as dificuldades que o setor enfrenta e conhecer o plano de governo de cada um”.
Associados dos supermercados Thomazzini, Empório Simpatia, Max Vale e Mercadinho Piratininga marcaram presença.
Os candidatos
Shakespeare Carvalho (PRB) destacou a importância do diálogo entre as associações e o Poder Público.
“Precisamos estar próximos das associações para compreendermos as necessidades de cada setor e, juntos, discutirmos possíveis tomadas de decisões. Vejo que o setor supermercadista pode oferecer a primeira oportunidade de emprego aos jovens com apoio da Prefeitura”.
Já Felício Ramuth (PSDB) apresentou aos associados as propostas para a cidade.
“Pretendo cortar substancialmente o número de Secretarias e, com isso, economizar recursos, otimizar processos e tomadas de decisões. Os cargos comissionados também serão reduzidos pela metade, o que evita desperdícios. E uma terceira proposta é compartilhar recursos, a partir da utilização de estruturas públicas e privadas ociosas para a prestação de serviço à população”.
![]()
Carlinhos Almeida (PT), candidato à reeleição, ressaltou a importância do setor supermercadista na geração de empregos da cidade.
“Um dos meus objetivos é continuar reduzindo a burocracia para os empresários. Nós acabamos de aprovar uma Lei em que o empresário que tiver interesse de abrir na cidade um mercadinho de até 500 metros, o projeto não terá mais a necessidade de ser analisado por engenheiros da Prefeitura. Um profissional, seguindo todas as normas da legislação, poderá assinar o projeto e dar entrada na documentação na Prefeitura e, automaticamente, o empresário já terá o alvará concedido”.
![]()
Iniciativa
A APAS Cidadã faz parte de uma série de ações que visam estimular o debate sobre todos os elos da cadeia de abastecimento e influenciar questões importantes para o setor, como redução da carga tributária, incentivos fiscais, desenvolvimento urbano, mobilidade urbana, projetos públicos e socioambientais, desburocratização de processos, entre outros.
A série começou em julho na capital paulista com os até então pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Durante os meses de agosto e setembro, o projeto se estenderá para as demais 13 cidades distribuídas em todo o Estado em que a APAS possui regionais, Araçatuba, Presidente Prudente, São José dos Campos, Bauru e Sorocaba, promovendo encontros entre os empresários locais e os candidatos à prefeitura desses municípios ou cidades vizinhas.
Tags: