Saiu na SuperVarejo: Economia registra alta de 0,54% em maio


Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia informal do PIB (Produto Interno Bruto), registrou alta de 0,54% em maio, na comparação com o mês anterior. Já em relação a maio do ano passado, devido à greve dos caminhoneiros, houve aumento de 4,4%, e, no acumulado de 12 meses, o índice cresceu 1,31%. Os dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (15/07).

Esse avanço compensa parte da perda de 1,6% acumulada nos quatro meses anteriores, segundo a consultoria Rosenberg Associados. “O bom resultado corrobora a expectativa de leve crescimento do PIB no segundo trimestre do ano”, afirmou, em nota divulgada pelo Uol.

Diante dos resultados de maio, o Bradesco prevê que o segundo trimestre terá aumento de 0,2% do PIB. O que balancearia o recuo de 0,2% observado nos primeiros três meses de 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em comparação com o último trimestre do ano passado.

No entanto, o futuro da economia continua incerto. Por conta de indicadores negativos para o segundo semestre, a expectativa do governo para o crescimento do PIB deste ano foi reduzida de 1,6% para 0,81%, conforme previamente divulgado pela SuperVarejo.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu