Saiu na SuperVarejo: Shopper não relaciona marcas aos cuidados ambientais – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Saiu na SuperVarejo: Shopper não relaciona marcas aos cuidados ambientais


Apesar do assunto estar cada vez mais em alta, os consumidores ainda têm dificuldade em identificar sustentabilidade nas marcas, mesmo que estas estejam atentando-se em como os produtos são produzidos e embalados, baseando-se nas escolhas dos shoppers.

No estudo “Who Cares, Who Does”, a Kantar – líder global em dados, insights e consultoria – concluiu que apesar de se preocupar com o assunto, quase metade das pessoas no mundo (48%) acreditam que a responsabilidade de limitar o desperdício de plástico é dos fabricantes, enquanto no Brasil esse número chega a 53%.

Ainda de acordo com os brasileiros, 21% acreditam ser responsabilidade do governo limitar esse material, 15% apontam os próprios consumidores como responsáveis e 8% o atribuem ao varejo.

Na percepção do consumidor, 87% das marcas e 91% dos varejistas não estão trabalhando de forma satisfatória para reduzir o impacto do material plástico no meio ambiente. Por isso, os consumidores têm dificuldade em relacionar marcas aos cuidados ambientais e apenas 13% dos brasileiros conseguem citar uma marca que seja referência positiva em relação à sustentabilidade. Entre os varejistas, o índice é ainda menor: 9%.

Numa visão global, a maioria dos consumidores sugeriram o uso de embalagens alternativas ao plástico, 44%, embalagens 100% reutilizáveis, também 44%, e redução da quantidade de plástico nas embalagens, 42%.
Além disso, 79% acreditam na redução ou eliminação do plástico para embalar produtos frescos e 62% gostariam de ver mais pacotes totalmente recicláveis ou biodegradáveis nos pontos de venda.

Seguindo a mesma linha de preocupações e do posicionamento em relação às marcas, a América Latina e a Ásia são as regiões em que individualmente as pessoas menos trabalham por mudanças ambientais. “Esta lacuna entre o comportamento de compra dos consumidores, seus desejos por mudanças e suas ações foi identificada no estudo como green gap”, explica a diretora de Expert Solutions da Kantar, Manuela Bastian.

O estudo também dividiu os consumidores em quatro categorias:

Eco Actives;
Eco Believers;
Eco Considerers;
Eco Dismissers.

Os Actives inserem na sua rotina cuidados para reduzir o uso do plástico. Já os Believers reconhecem a importância do assunto e tomam pequenas ações. Considerers consideram a má utilização do plástico como um hot topic, mas não possuem senso de urgência em torno desse assunto e os Dismissers não acreditam que o plástico seja um problema grave e possuem pouco ou nenhum interesse nos desafios ambientais.

No Brasil, apenas 6% são considerados Eco Actives e 4% Eco Believers, enquanto 18% são Eco Considerers e 72% Eco Dismissers. Globalmente, estes números são, respectivamente, de 16%, 14%, 22% e 49%.
De forma geral, mudança climática, desperdício de plástico e poluição das águas são as principais preocupações dos consumidores no mundo todo. Na América Latina, o top 3 é diferente e passa pela preocupação com poluição, falta e desperdício de água.

Além disso, na região, 68% estão apreensivos com a presença de plástico nas águas, 64% com o risco que ele causa aos animais marinhos, 61% à poluição do ar e 59% à destruição da natureza.

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