Supermercados registram queda de 10% no faturamento – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Supermercados registram queda de 10% no faturamento

Com viés de loja de vizinhança, Pejô Supermercado inaugura unidade em Fernandópolis

Inflação e crise hídrica pressionam o varejo, segundo Índice de Vendas dos Supermercados (IVS) apurado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS)

São Paulo, 09 de agosto de 2021 – A Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulga nesta segunda-feira (9) os dados mais recentes do Índice de Vendas dos Supermercados (IVS). Os valores correspondem ao mês de junho de 2021. De acordo com o levantamento, o faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a junho deste ano.

Para o economista Diego Pereira, do Departamento de Economia e Pesquisa da APAS, o resultado é influenciado pelas fortes distorções de demanda ocasionadas pelo início do isolamento social, ainda no ano passado, que levou o consumidor a fazer compras mais volumosas a fim de estocar os itens em casa.

“Outro forte indicativo desse movimento de estocagem pode ser observado no período entre junho de 2021 e junho 2020, quando houve queda real de 9,94% nas vendas”, diz o economista.

O faturamento real dos supermercados paulistas no acumulado deste ano registra queda de 2,84%, com base no IPCA/FIPE, em relação ao mesmo período de 2020. A queda é ainda mais acentuada na comparação entre os meses de junho de 2020 e junho de 2021: – 5,33%.

Para Diego Pereira, os números refletem também a redução do poder de compra do consumidor em razão da subida da inflação, além do aumento dos custos fixos do comércio. “Os recentes reajustes provocados pela escassez hídrica, que resultaram no acionamento da bandeira vermelha, estão pesando no bolso do varejista”, afirma Pereira.

Sobre a APAS – Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.505 supermercados associados que somam 4.315 lojas.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu