Vendas nos supermercados caem sem as festas juninas e a flexibilização do comércio – APAS – Associação Paulista de Supermercados

Vendas nos supermercados caem sem as festas juninas e a flexibilização do comércio


O cancelamento das tradicionais festas juninas e julinas, somado à reabertura do comércio de rua, bares, restaurantes e shoppings, causaram uma desaceleração no valor de vendas registado em junho pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou queda de 0,4% no estado na comparação com o mesmo junho de 2019. A Grande São Paulo foi a região que mais sentiu a queda de vendas com -3,9% em comparação ao ano anterior. O cenário, porém, é diferente no interior do Estado, onde os índices se mantiveram em 2,2%.

No acumulado de 2020, o setor varejista alimentar registrou a primeira queda desde fevereiro, caindo de 7,4% em maio para 5,7% em junho. “O setor já esperava uma retração nas vendas devido ao aumento do desemprego, o que obriga os consumidores a serem mais seletivos em suas compras. O número de itens vendidos no mês foi 0,8% menor que junho de 2019”, explica o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos.

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Gestão de relações com a mídia APAS – Associação Paulista dos Supermercados

Approach Comunicação: (11) 3846–5787

Paulo Campos – Paulo.campos@approach.com.br – ramal 37 – (11) 95889-5550


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias



menu
menu